terça-feira, 3 de maio de 2016

Mussum embriagou-nos com sua água benta



Antonio Carlos Bernardes Gomes (04/1941 – 07/1994), Mumu da Mangueira ou simplesmente Mussum! Como esse negão alegrou nossas tardes na década de 80 junto com sua trupe Os Trapalhões.  Só que Mussum já vinha de uma outra linha, era sambista e dos bons, bem humorado e criativo. Fez parte do Os Originais do Samba, até que em 1980 lançou seu LP solo. 

Não vou me estender muito sobre a carreira dele, já que na internet existe muita coisa a respeito.  Vamos falar um pouco sobre esse disco intitulado Água Benta lançado pela RCA em 1983 o segundo da sua carreira solo. E o blog dimiliduques vai deixar pra você também poder baixar e escutar “tranquilis”. Começando pelos arranjos e instrumental bem caprichado, nada cru, com batucada acertada, com metais, contra baixo e boas letras. Na ficha técnica encontramos Direção: Hélcio do Carmo, Coordenação Artística: Lúcio Vareia, Produtor: Jose Milton, Orquestrações e Regências: Rildo Hora / José Briamonte e Técnico de Gravação/ Mixagem: Mário Jorge Bruno.

Por exemplo hoje seria criticado se lançasse uma música como Vai Se Arrepender (Dida / Neoci e Tião Pelado) de teor meio machista, mas que na verdade é uma zoeira em que o marido fala que vai descer “a bolacha sem colher de chá” se a mulher não parar com as madrugadas. 

Mussum cantava sorrindo, imprimindo sua marca no modo de falar, nas piadas, no suingue dos cacos, nas improvisações, num estilo livre e bem humorado. Pra você ver na faixa Rio Antigo (Chico Anísio/Nonato Buzar), onde Chico Anísio participa cantando, eles conseguem fazer de uma música séria com direito a um piano bar de fundo, uma coisa leve e até de certa forma engraçada.  Desse disco destaco a bem humorada Chiclete de Hortelã (Zeca Pagodinho) que rolou muito nos programas da Band Fm, na seção de samba rock. Outras que também merecem destaque são; Ouro Só (Almir Guineto/ Mussum) , Cada Vida Um Destino (Arlindo Cruz/ Gilberto de Andrade) com participação de Astrid, essa regravada recentemente por Arlindo Cruz, na minha mente essa foi a trilha sonora do nascimento do meu filho Enzo.   

Artigo Esgotado (Luiz Carlos da Vila) teve citação numa música de Seu Jorge (Samba Que Nem Rita, A Dora). Alô Judite (Almir Guineto/Luverci Ernesto) é uma faixa com arranjo meio gafieira, muito escrachada e de um humor de inglês macarrônico, do verso impagável “ o corpo está allright, tratou da celulite e ofusca a luz da Light, com modelos do Clodô!“. A faixa titulo que já dava uma deixa das prosopopeias de Mussum , a Água Benta (Sombrinha/Ratinho) que era o famoso “mé” do estrofe que ecoa “eu peguei, eu peguei para beber, a água benta que faz a gente esquecer...” essa última participação da sua madrinha Alcione.
Deixou um legado no humor e na música, entre várias homenagens uma chamou a atenção, no bairro do campo Limpo na zona Sul de São Paulo uma rua chamada Comediante Mussum,  ele lançou ainda mais dois trabalhos solos em 1980 (conhecido como Descobrimento do Brasil / RCA ) e 1987 / Continental.

Cacildis! clique na capa e baixe


http://www.mediafire.com/download/ir49ibs5reh4dz2/Mussum_-_%C3%81gua_benta_1983__by_Tchelo.rar


Nenhum comentário: