terça-feira, 31 de maio de 2016

Orlandivo com um molho de chaves abrindo a mente



Orlandivo Honório de Souza mais conhecido como Orlandivo, percussionista, cantor e compositor catarinense que desde os nove vive no Rio de Janeiro. Durante um tempo (1968/69) foi crooner da banda de nada mais nada menos Ed Lincoln. Sambalanço na veia! 

Eu, assim como muitas pessoas, conhecia sua música do famoso comercial da década de 80,  que fazia fundo para a Boneca Bolinha de Sabão da Estrela “sentado na calçada de canudo e canequinha tchu plec tchuplim...”. O sambalanço deu uma retomada e junto com ele Orlandivo deu o ar da graça lançando o CD Sambaflex.  Eis que a curiosidade me atiçou a acabei adquirindo o trabalho lançado em 77 Orlandivo com João Donato.  Desse disco fiquei fissurado e de certa intrigado como uma música, a Onde Anda Meu Amor (Orlandivo / Roberto Jorge) continha um arranjo tão psicodélico e que soava tão atual...  Não me conformava que havia sido feita na década de 70, procurei e desconfiei que havia algo errado, um engano de quem tinha postado, mas não!,  é isso mesmo! Onde Anda Meu Amor é loucamente setentista e atualíssima. Outra que vem no mesmo embalo é a Tamanco no Samba (Helton Menezes / Orlandivo). 

Também se olhando a ficha técnica se entende a musicalidade ali incrustada; Sivuca no acordeom, Alexandre Papão e Ivan Conti Mamão na batera, Nicolino copinha na flauta, Durval Ferreira no violão, José Menezes de França na guitarra, João Donato nas teclas, Percussão com Geraldo Bongo, Chico batera, Hermes, Helcio Milito, Nô, Antenor  e Ariovaldo, no fagote Airton Lima Barbosa, no baixo Alexandre Malheiros e coro com Luna e Suzana.

Outra coisa interessante é a capa, bonita na sua simplicidade. E uma das marcas de Orlann Divo (na década de 60 ele grafava assim seu nome) era fazer de percussão um molho chaves.

Nesse disco do selo Copacabana também tem a famosa Bolinha de Sabão (Adilson Azevedo/Orlandivo), Gueri-Gueri (Durval Ferreira/Orlandivo) é um baião , pensei que era aquela do Bebeto, mas se trata de outra. A homenagem legal a Jorge Ben e Gilberto Gil na Um Abraço no Bengil (Durval Ferreira/Orlandivo). E tem também a clássica dos bailes black na sessão de samba rock, Palladium (Ed Lincoln/Orlandivo). Enfim Orlandivo é um artista de primeira linha, compositor de mão cheia que enfrentou o ostracismo e o sucesso como uma bolha de sabão, timidamente frágil, mas sempre leve e colorida.  Trabalhos que lançou: 1961 - Samba Toff/Amor Vai e Vem/Vem Pro Samba/Dias de Verão - Musidisc (EP),1962- Samba no Japão/Amor Quadradinho - Musidisc (78 rpm),1962- Vai  Devagarinho/Brincando de Samba - Musidisc (78 rpm), 1962- A Chave do Sucesso - Musidisc (LP), 1964- Orlan Divo - Musidisc (LP), 1965- Samba em Paralelo - Musidisc (LP), 1976-  Orlan Divo - Copacabana (LP), 2006 - Sambaflex - DeckDisc (CD).

Clique na capa e plect plim

https://mega.nz/#!VgxhXDoD!Yz3IB93pXX4pkC0YPlQEvLoilOimniq2HPBD_I9KVCw





Nenhum comentário: