terça-feira, 19 de julho de 2016

Bruno Maia swingueiro romântico

O cantor Bruno Maia é natural do Rio de Janeiro e é daqueles do time do suingue e romantismo. Grata surpresa quando achei esse trabalho, cheio daqueles arranjos nostálgicos, bem anos 90. Com bastante sambalanço e teclados e metais entrecortando a harmonia. Vem ali na praia dos primeiros trabalhos de Serginho Meriti, Joãozinho Carnavalesco, Mariano Brow, Branca Di Neve, Dom Benê, Bedeu, Dhema, Faeti, Luiz Vagner etc... Seria meio que da segunda geração do swing, depois de Carlos Dafé, Black Rio, Cassiano, Hyldon, Toni Tornado, Tony Bizarro, Originais do Samba, Bebeto, Tim Maia, Jorge Ben...

De voz bem marcante e forte, Bruno Maia canta afinado, talvez faça jus ao sobrenome famoso, mas ele não tem nenhum parentesco de sangue, apenas uma boa coincidência da vida com o Maia do Tim.

O blog dimiliduques põe a disposição o LP gravado em 1990 pela gravadora Tropical Produções Artísticas (TPM) sob licença da Polygram. Um LP bem produzido na sua simplicidade. Mas musicalmente bem interessante, swing balançado e romantismo que flerta com a MPB. Foi gravado nos estúdios Transamérica com direção de Milton Manhães. A coordenação de produção foi de Adilson Victor com arranjos de Evaldo Santos.

Bruno Maia em seus shows era acompanhado pelos músicos Aloisio Jacaré (guitarra), Edival (bateria), Luiz Bunn (saxofone), Gilsinho (trompete) e Divino  (teclados). É um disco bem prazeroso de se escutar, te remete a uma época, uns podem dizer que seja datado, mas, em minha opinião, isso não desmerece em nada um disco. O repertório foi muito bem escolhido: a balada swingada Pensem em Mim (Piter), swing maneiro Preta da Ladeira (Jorge Santana, Paulo Santana e Betão), uma levada black em Sou do Cais (Beto Corrêa/Franco), outro swingão Tiririca (Beto Correa), a balada com uma linda linha de baixo Olhos da Paixão (Adilson Victor/ Mauro Diniz), outra balada com nome de mulher Malce (Beto Correa), Se Não For Amor (Jorge Santana, Paulo Santana e Angela Santana) swing estilo os gravados por grupos de pagode dos anos 90, a romântica depois regravada por Royce do Cavaco, Meu Calor (Cesar Veneno/Carlinho Verneck), a faixa De Mim é a mais samba de todas, composição de Jorge Aragão e por último a minha preferida, a balada Amor de Calça Jeans (Bandeira Brasil). É isso um cantor com swing , sua discografia conta com quatro trabalhos: Bruno Maia (1990 /TPM Tropical Prod. Musicais), Agora é Pra Valer (1993/TPM Tropical Prod. Musicais), Swing e Balanço (2006/Diamond Records), Iluminado (2012/independente).

Agradecimentos a comunidade Bandeira do Samba no facebook a qual disponibilizou essa raridade.

 

          


               



Nenhum comentário: