quinta-feira, 21 de julho de 2016

Repost: Foi do improviso que nasceu o samba desse grupo



O grupo Improviso surgiu no estado de São Paulo, mais precisamente na baixada santista no início dos anos 90. E segundo contam, o nome vem da habilidade dos componentes em tocar a mesma música mas de várias formas, nunca se repetindo, só no improviso. No começo era apenas um encontro informal de amigos  para tocar samba no bairro do Boqueirão e em festas de amigos.  A região da baixada santista sempre fez parte do samba e pagode, são de lá por exemplo os grupos Da Melhor Qualidade, Tempero e Karametade.

Com o convite para tocar em vários barzinhos o grupo começou a levar mais a sério e apurar o lado musical. Até que a partir de 1993 era o grupo da casa na churrascaria/bar Cachaça Brasil, lugar que se tornou um dos melhores points do pagode na baixada. 

Com o boca a boca e muito suor conseguiram assinar com a gravadora JWC e lançaram o primeiro trabalho solo do Grupo Improviso. O ano era 1994 e o disco foi intitulado “É Bom Sambar”, que o blog dimiliduques deixa a disposição. É uma pena não saber mais detalhes sobre os músicos participantes, já que não possuo os encartes.  Os arranjos foram feitos por Mauro Diniz e Jorge Cardoso.

Faço essa postagem excepcionalmente por ser um disco muito bem feito, lembro da música Paixão Sem Dor de composição de Mario Sérgio, Luizinho SP e Carica, com aquele belo solo de violão na introdução. Mas outros destaques são os partidos Edith (Delcio Luiz/Paulinho Carvalho/Geraldão), Onde Cabe o Amor (Rubens Gordinho/Clovis Santanna/Santaninha/Barbosinha) e É Bom Sambar (Delcio Luiz/Paulinho Carvalho) e a faixa Cartomante (Douglas) que fez sucesso. 

Dentre outros compositores que entraram no disco temos  Roberto Serrão, Paquera, Guilherme Nascimento, Cuca, Arlindo Cruz, Marquinho PQD, Marcelo e Marcio (componentes do grupo). Eles ainda lançaram um segundo trabalho em 1997 pela Warner/Continental, saiu com o título de “Sentidos”.  O grupo era formado por Junior (violao e voz), Marcelo (banjo), Marcio (cavaco e voz), Wagner (pandeiro), Ivo (timba e voz), Dinei (repique de mão) e Douglas (bateria).

link



*Agradecimentos a comunidade no facebook Bandeira do Samba (Marcelo de La Veiga) e ao canal do Youtube Samba e  Pagode 90

Nenhum comentário: