sábado, 2 de julho de 2016

James Todd Smith um rapper legal

Existem “plays” (assim eu e uns camaradas chamávamos os LPs na década de 80), que realmente te pegam pelo lado emocional. Não só o som, mas a capa, as cores, o cenário te remete a um ambiente que te lembra pessoas e assim por diante.  Desse LP B.A.D. (Bigger And Deffer) lançado pela DEF JAM Recordings em 1987 tenho o maior carinho. Ele é o segundo trabalho de LL Cool J que traduzindo daria Ladies Love Cool James ou As garotas amam o James, um cara legal.  Não vou me estender sobre a carreira de LL pois o cara já é um ícone do hip hop mundial, suas músicas aqui no Brasil eram populares nas rádios (principalmente programas de black music) e depois na televisão via MTV e programas de vídeo clips.

A capa chamava muito a atenção, as vestimentas do rapper com um “chapéu de pescador”  , agasalho esportivo , correntona de ouro e um tênis vermelho invocado. LL Cool J esta em cima do capô de um carro em frente a um colégio (Andrew Jackson High School), localizado no Queens, o mesmo em que ele abandonara no segundo grau anos antes. Chama a atenção na foto tirada por Glen E. Friedman as cores subaquáticas esverdeadas das luzes e das paredes do colégio ao fundo. Vale frisar que o fotógrafo fez capas para bandas punk como Minor Threat, Black Flag, Agression, Fugazi, Circle Jerks, Suicidal Tendencies e de rappers como Run DMC, Ice T, South Central Cartel, Public Enemy, King T , 7A3 e Beastie Boys. E o detalhe que a foto da contracapa foi feita  no porão da avó do rapper, local em que morava na época.


Mas quando falo desse LP lembro de uma reunião que fazíamos na Vila Missionária, Jardim Selma, Jardim São Jorge lembro mais na casa se não me engano que era do Dj Vandão. Ali trocávamos ideias sobre o movimento rap com os grupos Artigo WRD, MC Tcha Tchai, MC Tcheba, DJ Abel e Derik System Rap. Rolavam uns ensaios também e o DJ Marcelo M Jay fazia um back to back com dois desses LPs de LL Cool J. acho que  era a faixa I’m Bad. Aliás destaco essa faixa mencionada e mais Kanday e I Need Love.  A produção é da The L.A. Posse (darryl Pierce, Dwayne Simon e Bobby Erving), scratchs de Bobby Bobcat Ervin. A produção também conta com a participação de DJ Pooh que é roteirista nos games da franquia GTA, San Andreas e V. 

Mano o disco é old school na veia, levadas/flows dos anos 80 e instrumentais criativos clique na capa e baixe!






Nenhum comentário: