quarta-feira, 6 de julho de 2016

Repost: Beastie Boys voando baixo

Poxa, curto o Beastie Boys desde aquele famoso play deles , capa dupla de 1986. A capa tem a foto de um avião se chocando e o título do trampo é  Licensed to iII. Bom a historinha por trás capa é a seguinte: o produtor deu a ideia maluca, imaginando que se eles tivessem um avião igual a banda Led Zepellin com o logotipo do grupo na cauda etc... e a maneira exacerbada, glamourosa dos rock stars e seu poder, estão contextualizados na colisão e destruição.

Já vemos por isso que o disco teve a participação decisiva do produtor e fundador da gravadora Def Jam, Rick Rubin.  É difícil falar de toda a trajetória dos caras, mas vou tentar resumir ao máximo. Eles começaram em 1979 mas como uma banda de punk rock de nome The Young Aborigines. Mas somente em 1981 é que mudaram de nome para The Beastie Boys com o trio Adam Yauch (MCA ), Michael Diamond (Mike D) e Adam Horovitz (Ad-Rock).

E no começo eles misturavam rock/punk e rap, num caldeirão que estava bem a frente do seu tempo e ganhou rótulos como rapcore, e rap metal. As letras eram dramas adolescentes e besteirol total, nada sério. Na época , músicas como Rhymin, Stealin e Paul Revere chamavam a atenção pela inovação, criatividade instrumental e de montagem. E tem que se por nos créditos o começo da MTV. Eles souberam aproveitar esse espaço e lançaram alguns vídeos clips para a grade da emissora, que depois se tornou referência em vídeo music.

 Esse estilo por eles não patenteado desembocou em algo totalmente oposto. Pois o segundo disco deles seria o amado/odiado Paul’s Boutique de 1989, no qual eles foram mais puristas com o hip hop e mais politizados nas letras. Mas isso pode ser bate papo para outra oportunidade.
Pilotaram esse avião desgovernado e conseguiram alçar vôos mais altos no futuro.  Na discografia deles tem-se a disposição mais dez trampos, são eles; 1989 - Paul's Boutique, 1992 - Check Your Head, 1994 - Ill Communication, 1998 - Hello Nasty, 1998 - Love American Style, EP2003 - In A World Gone Mad, 2004 - To the 5 Boroughs, 2007 - The Mix-Up e 2011 - Hot Sauce Committee Part Two.

Em 04 de  Maio de 2012 eles perderam o integrante Adam Yauch (MCA) para um câncer na glândula parótida. Em 2014 oficialmente o fim dos Beastie Boys foi anunciado na mídia pelo membro Mike D. Mas o legado musical desses branquelos é indiscutível.


Clique na capa e bata de frente




 Agradecimentos ao site http://lostjewelzent.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: