quarta-feira, 24 de agosto de 2016

1º Festival de Pagode do Só Pra Contrariar

A casa de shows e choperia Só Pra Contrariar ficava em ótima localização para a vida boemia de São Paulo, no bairro do Bexiga. O seu dono era o empresário Jorge Hamilton e por lá passaram grandes sambistas que depois se consagrariam. Como os grupos Sampa, Art Popular, Sampagode, Da Cor do Pagode, o cantor Betho Guilherme e muitos outros.


Em 1988 e 1989 a casa lançou duas coletâneas com o nome de Só Pra Contrariar e Seus Convidados (volumes 1 e 2) essas duas com grupos que volta e meia tocavam na casa. E em 1991 ainda saiu a coletânea O Melhor do Só Pra Contrariar e em 1992 aconteceu o 1º Festival de Pagode do Só Pra Contrariar, todos esses discos saíram pela gravadora de Jorge Hamilton chamada JWC (depois mudou o nome para Jota Haga).

O blog dimiliduques coloca a disposição o LP do festival de 1992. Ele aconteceu em meados de 1990 no palco da própria choperia principalmente a sextas feiras.  Muitos grupos bons saíram nessa coletânea; temos o grupo Beira Rio onde o cantor Belo era cavaquinista, e por incrível que pareça não foi ele quem cantou a faixa Swing Pra Mulher (Zezinho/Marcelo Aranha). Os Magnatas do Pagode foi um dos que tiveram a música mais divulgada do LP, Doce Mania (Zezinho Cipó) e até hoje figura no arquivo de samba das emissoras de rádio. 

Outro grupo de destaque era o Grupo Cultural Samba com a faixa Saudade (Carlinhos Azevedo) da região da zona Sul de São Paulo que tinha entre seus integrantes  Dendén (violão), Tiguera (cavaco), Reginaldo (reco) e Maurinho (repique), depois lançariam um solo pela própria JWC. Outros grupos os quais eu conhecia eram: Plena Confiança do ótimo vocalista Ailton, sua música Sem Mistérios,Nem Fronteiras (Tinho/Gildão/Nenê) também era uma das melhores da coletânea, eram de Diadema. O grupo Luz e Poesia do Beto do pandeiro com a música Vilão  que chama a atenção pelos nomes dos compositores (Du's Betu's/Tião Samba Clube) eram da região sul, no Jardim Miriam. E o ótimo grupo Sentimento de Posse (do cavaquinhista Paulinho e do vocalista Evandro) era do bairro da Pedreira, teve também umas das faixas mais comentadas do disco, Louca Por Mim (Salgadinho/Dal/Juninho do Banjo)


Outro que tive a oportunidade de conhecer foi o pessoal da zona Leste, o grupo K Entre Nós, muito versáteis no palco, lançaram a dançante Inspiração de Um Poeta (Adriana Moreira). O Grupo Naturalidade um dos únicos que gravaram um partido alto, Este Ser (Titi do Cavaco/Washington Cantareira), era da zona Norte pelos lados do Tucuruvi e se não me engano, fazia parte o Fabinho Natura compositor de mão cheia de entre outras Eterna Lua de Mel e Sempre Vai Haver Amor do Grupo Malícia.

Completavam o time os grupos Oitava Cor, esse nome depois viria a batizar vários outros grupos em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Grupo Serra Samba (com o figurino da foto bem clichê na época). Grupo Alforria, sempre achei esse nome forte e eles  entraram com o swing Raro Brilhante (Carlinhos Alforria). E o Grupo Bem Bolado, esse já bem conhecido, em tempo; toda improvisação no pagode tem o nome de “bem bolado” era bem comum um grupo que não tinha nome usar esse provisoriamente. O grupo Bem Bolado chegou a gravar outra faixa, Meu Sentimento (Edson Fumaça) na coletânea Sabor Brasil da Transcontinental.  


Conversando com o Renato Tiguera que fez parte do grupo Cultural Samba, ele nos contou algumas curiosidades. Por exemplo o grupo Magnatas do Pagode que era do interior de São Paulo (Araraquara) não chegou a participar efetivamente do festival, foi convidado pelos organizadores. Os jurados do festival eram integrantes e sambistas que tocavam na casa e o empresário Jorge Hamilton. Eram quatro grupos por chave que participavam com duas músicas inéditas cada e ninguém participou com banda (contrabaixo/bateria e teclados). Os grupos depois, não tiveram acesso a quantos Lps foram prensados e nem tiveram direito a cotas ou direitos financeiros de vendagens. Um dos grupos que participaram, não passaram de fase, mas que depois conseguiram seu espaço foi o Mi Menor da zona Leste de SP. Segundo Tiguera "as gravações aconteceram num estúdio no bairro da Bela Vista, uma tiração de sarro, com todos os grupos presentes, tinha até fila! era nossa primeira experiência em estúdio, um pouco de tensão, mas foi marcante e muito legal". Ele puxou da memória alguns dos músicos participantes, já que o LP que eu possuo está sem os encartes onde consta a ficha técnica; Edmilson Capelupi (Arranjos e Violão), Marcio Hulk e Biro do Cavaco (cavaco), Delcio Luiz (banjo), Bororó Felipe (baixo), Fred (surdo), Edu Neto (teclados), Fumaça (pandeiro), Paulinho Sampagode (tantan) e Camilo Mariano (bateria). O disco teve alguma repercussão no meio dos pagodes e  abriu várias portas para os grupos participantes. A qualidade musical do disco é indiscutível, os músicos e arranjadores souberam delinear o som, resultando num trabalho profissional e bem feito.






Clique na capa e bora sambar







Nenhum comentário: