segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Coletânea Barracão de Zinco, só pra contrariar

O LP que o blog dimiliduques deixa hoje pra vocês é uma postagem especial. Digo isso pois, pelo menos dois dos grupos (Aquela Imagem e Sorrindo Assim), que saíram nessa coletânea são amigos próximos do bairro onde eu morava, Pedreira , zona Sul de São Paulo. O grupo Sorrindo Assim era formado por Nego Jorge (reco e vocal), Jean Magrão (banjo), Josa (pandeiro), Lasquinha (rebolo), Marcio Alemão (repique/voz), Djalma (tantan), Dorival Savioli (violão/voz) e Clayton (cavaco/voz). O grupo Aquela Imagem era formado por: Jerry Ferrugem (Tantan/vocal), Juninho Futurinho (cavaco/voz), Flavinho (violão/voz), Miguel (repique/voz), Wilsão (tamborim/timbau), Lelo (reco) e Dudu (pandeiro/voz). O bairro entre outros, lançou muita gente boa no mercado de samba/pagode, como os grupos Katinguelê, Pixote, Tradsamba, Sempre Assim, Sentimento de Posse, Cultural Samba... E outros nomes da composição que moravam pelos lados de cá como Papacaça, Mito, Dal, Douglas Sampa e Paquera.

O festival ocorreu no ano de 1992 e funcionava como uma espécie de caça talentos, tinha um bom nome no meio do samba. Era para ser uma continuidade ou volume 2 do LP Festival de Pagode do Só Pra Contrariar organizado pelo empresário Jorge Hamilton. Mas só saiu em 1994 com o título Barracão de Zinco - Um Show de Alegria pela gravadora Jota Haga (antiga JWC).

Nos festivais de pagode era aquela tensão, para os preparativos, com ensaios, repertório e figurino e outros detalhes como vendas de convite, aluguel de ônibus etc... As regras para se disputar esse festival eram: de harmonia só poderiam ser usados violão, cavaco e banjo e percussão sem bateria. Depois de vencidas as etapas obrigatórias era só comemorar e torcer para que o acordo fosse cumprido. Nem sempre era assim, nesse disco mesmo, a divulgação foi escassa.

Os grupos depois de tirarem as fotos de capa (design de Katmandu) no Parque do Ibirapuera com o fotógrafo Jayme Ribeiro ainda tiveram que esperar mais alguns meses. As gravações foram num estúdio na avenida Indianópolis, (Rede Independente). Segundo Nego Jorge que era do grupo Sorrindo Assim: “Tínhamos todos à convicção que nós mesmos iríamos tocar na gravação (risos) e foi tudo novo pra gente que saía da periferia para tentar algo no meio da música, e quando vimos o estúdio ficamos maravilhados e o processo de gravação me impressionou particularmente, pois cada músico ficava numa sala diferente e depois iam colocando os instrumentos que faltavam em cima da base pronta e eu achei isso o máximo”.



Nas gravações participaram: Jorge Hamilton E Bira Haway (produção musical), Arranjos de João marcos e Anderson Leonardo (do Molejo), Bateria: Edu / Ademir Batera, Surdo: Andrezinho, Bira Haway e Fred, Pandeiro: Dhema, Repique: Paulinho/Anderson, Teclados: Edu Neto, Violão: Marcelo Réa, Banjo: Anderson Leonardo, Cavaco:Marcelo Lombardo, Contra Baixo: Joao Marcos, Percussão geral: Bira Haway/ Fumaça/Dhema e Paulinho, Coral: integrantes dos grupos, Fumaça, Marcelo, Bira Haway e Telma.


Mesmo sem a divulgação necessária o LP foi bem comentado no circuito do samba paulista. Depois de prensados, cada grupo recebeu 50 cópias e assim cada qual tentou a sua divulgação independente. Algumas curiosidades: Um dos organizadores disse que um grupo com o nome de Só Pra Contrariar de Minas Gerais estava inscrito e que não tinha nada a ver com eles, mas acabou não participando do festival, talvez por ter o mesmo nome da choperia o que poderia causar algum desconforto. O grupo Sorrindo Assim participou do festival com a música Perco a Razão (Papacaça/Salgadinho) que depois foi gravada pelo Grupo Samba nas Coxas, mas optaram por gravar uma composição dos componentes Cleiton e Dorival Savioli (Parei em Seu Olhar). Já o Grupo Aquela Imagem gravou a música Sonho da Primavera (Juninho/Papacaça/Salgadinho) que é uma resposta a musica A Mais Linda das Flores mais conhecida como Rainha da Flora (Jady/Niltão e Dal) do grupo Sempre Assim.

LP ripado pela Comunidade Bandeira do Samba no Facebook , agradecimentos: Marcelo De La Veiga, Robson Sá e Marcio Diversão.


Clique na Aquela Imagem da capa e fique Sorrindo Assim (link alternativo na contracapa).











  



Nenhum comentário: