segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

As Preferidas do Pagode volume 9, chegando devagar e romanticamente



Esse volume é número nove e esta anos 90 total. Dá uma olhada e veja que seleção! Chegando de Remanso do grupo Katinguelê, música que tem uma evolução bem bacana e belo refrão. Em seguida um dos pagodes românticos mais bonitos na voz de Reinaldo, Soneto de Prazer é poesia musicada.

Do grupo Juventude do Pagode (depois , dizem que por uma briga com o empresário virou gr. Juventude S.A.) , entrou a música Imagina Amor, não rolou muito no rádio, mas é linda e bem suave. Outra que nas rodas de pagode abalava, Mundo Pequeno do Gr. Tempero, na singela letra diz: Se for preciso vou aonde for, Vou a Paris, vou até Bagdá...

O  grupo Pé de Moleque também sempre guardava pagodes bons em seus trabalhos, essa canção Nas Pegadas de Um Amor, é do 1º disco solo, lembro da rapaziada do Gr. Amor Verdadeiro tocando ela.  E agora uma composição “safada”, ou sensual, sei lá, mas a letra de Cinta Liga do grupo Matéria Prima,  é meio picante, típico de alguns pagodes dessa época, tais como Vida de Amante e Agenda.

O Exaltasamba lançou em  1994 o seu segundo LP intitulado Encanto, e foi um reboliço na época, pois a rapaziada saia da pequena gravadora Kaskata´s para entrar na multinacional EMI. E o resultado foi positivo, pois o disco é muito bom, aqui na coletânea colocamos a Só Você , um pagode bem ritmado , lembrei da rapaziada do Gr. Sentimento de Posse que tocava ela muito bem.

O Grupo Raça tinha em seu compositor e cantor Délcio Luiz como a figura mais importante , mas o forte do grupo também era o canto em coral, escute Crença da Ilusão e curta esse bonito pagode.  Agora um pagode menos conhecido, mas bem bonito, do grupo Tradsamba da zona sul de São Paulo, a música Imenso Temporal.

Só pelo nome essa música merecia toda a curiosidade do mundo, como assim Namor? O príncipe submarino dos quadrinhos?  Pois é, um pagode com cultura pop, a letra do gr. Sensação, diz: Eu seria maior que Namor, se todo esse amor fosse minha verdade...

Outro grupo que figurou nos grandes do pagode, Malícia, lançou vários sucessos, essa música do 2º LP , não tocou muito, mas era legal, Sempre Vai Haver Amor. Olha o Grupo Raça de novo! Do LP Feito Pra Você (aliás muito bom esse trabalho de 1992) , tinha esse pagode de letra bem construída, Caminhos da Paixão.

O Negritude Jr. era um grupo que gostava muito das músicas alto astral, pra levantar a galera, mas sempre colocavam um pouco de romantismo em seus trabalhos.  Um exemplo disso é Dia de Sol, composição de Carica/Prateado lançado em 1995 no álbum Gente da Gente.

Dando sequência com o Grupo Samba nas Coxas, sabem o porquê do nome? Bom, explico, na roda de samba os instrumentos ficam onde? Em cima das coxas. Deles coloquei uma música que marcou muito e homenageia as parcerias entre compositores, letra de Douglas Sampa, o pagode Parceria. E a última mas não menos bonita, Amiga do Katinguelê, na voz de Breno do violão.

Clique na capa e viaje cantando.


http://www.4shared.com/rar/SW4W4x2Z/pagodes_as_preferidas_do_tchel.html?

Nenhum comentário: