quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O volume 10 da coletânea As Preferidas do Pagode esta nota dez

Em time que esta ganhando não se mexe, quer dizer nem sempre é assim.  Mas aqui a receita aceita é a de sempre. Pagodes que fizeram sucesso,  misturados com outros não tão conhecidos. Mas uma coisa em comum, a beleza musical, mesmo que guardada num refrão, numa frase, num tema, numa nota. eis que a simplicidade se faz luz.

O papo hoje começa com o gigante Exaltasamba, depois da sáida do vocalista Chrigor, pensaram que era o fim do grupo. Mas eis que o destino colocou Thiaguinho na cara do gol. Saído do programa fama o garoto tinha uma coisa na época: empatia. Lógico que também talento e mesmo a contragosto de alguns fãs mais ardorosos, conseguiu o posto de vocal de um dos grandes grupos de pagodes. Na coletânea Thiaguinho mostra que tem intimidade e manda bem na musica Anjo Meu.

Dando seguimento com Lembranças de Bons Momentos já uma daquelas classic pagodes, se podemos dizer assim. Refla, sempre presente nas coletâneas, manda  Canção Feliz,  pagodinho bem leve, mas legal.
Intuição, essa rapaziada mandava bem ao vivo, tocaram muito na choperia Polo Norte, no Consulado, grupo do mano Mortão que também tem blog (aqui) gosto dessa musica Profundezas. Do grupo Pé de Moleque entrou a Pra Que Sentir Solidão, dos interessantes versos: Você lá no Chuí eu no Oiapoque a refletir.

Depois vem os cariocas do  Sorriso Maroto com um dos seu maiores sucessos, Coração Deserto, bastante tocada na época. Do grupo Sensação coloquei a Subitamente, tem um rap do Xis (Por Você) em que ele faz uma leve citação dessa música.

Mesmo pouco conhecido o grupo Tradsamba teve seu espaço na zona sul de São Paulo, meu camarada Mauricio era quem tocava o cavaco.  Lançaram pelo selo independente Chopappo um LP em 1995 e a musica de trabalho deles era, Fino Cristal . Da mesma região vem o grupo Katinguelê, essa música cantada por Breno, Gosto de Mel, é bem legal.

Já me disseram que essa música era uma das melhores produções de pagode na época, opiniões a parte, que ela é bonita e de ótimos arranjos eu concordo, por isso banquei Páginas da Vida na coletânea. O pagode Feito Pra Você, do grupo Raça, de boa pegada e coral em cima, simplesmente “da hora”.

O grupo União da zona norte de São Paulo, teve em seu CD Jura de amor, nada mais nada menos que o baixista Bororó, e nos teclados o gente finíssima Renê, a faixa A Tal Mulher é muito boa. Essa sim figura na minha opinião dentre um dos mais belos pagodes, arranjos, voz, letra, melodia, evolução, uma linda canção chamada Cavalgada, gravada pelo do grupo Toke Divinal.


Sensação novamente, com a romântica Solidão Nunca Mais, bonita demais. E encerrando com Bruno, filho do jogador Zico ídolo do Flamengo, que formou o grupo Só No sapatinho e chegou a fazer sucesso, essa era uma das melhores faixas, Lembranças.

Clique na capa e balacobaco, ziringuidum





Nenhum comentário: