sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Fechando a trilogia agora o Rap Nacional volume 3



Fala RAPaziada do mundo black que gosta de um rap nacional! Chegou o 3º volume da coletânea Rap Nacional, com mais alguns balas do rap brasileiro. Para abrir as mentes e a contagem um rap alucinógeno. Sim Marcelo D2 e sua banca, Speed Freaks (in memorian), Black Alien e B. Negão, arregaçam no rap O Império Contra-ataca. Seguindo vem o Duck Jam e Nação Hip Hop, sempre falando com propriedade dos problemas políticos,  com a noventista e bem escrita Coisas do Brasil.

Dois vocalistas e letristas de alto nível do rap nacional, Dexter com participação de Mano Brown, levam a dançante e malandreada Sou Função. Na sequência temos o rapper/DJ/Produtor  Jamal representando com duas: Lunático (essa letra tem parceria minha) com participação de Xis e a música Tchó com participação de Jason do Zona Proibida.
E depois, um dos grandes sucessos nas rádios, o grupo Jigaboo, metendo o pau na polícia em Corre-Corre. Tem também o grupo Comando DMC (que ficou famoso no rap do presidente que tinha o refrão “nos enganou então se exploda presidente...”. Aqui na coletânea entraram duas deles, primeiro essa música que rolou bem nos bailes rap, chamada Na Zona Sul.

Do Pavilhão 9 escolhi outra que é muito louca, pegada de rap radical, vocais de Doze e Ro$$i, e eis a boa Perseguição (A Fuga II). E saídos do grupo P9 Piveti e Branco lançaram um dos melhores CDs de rap , se liga no clima da música Onde S. Paulo Acaba, até o DJ Branco mostra seus dotes vocais e arrebenta.
E para equilibrar, uma novíssima, da trilha sonora do documentário Pixo, mano Brown aqui é sem palavras, preste atenção na dimensão que a música Mente do Vilão ganha quando o cara entra. E duas versões musicais interessantes do grupo RZO, primeiro com o rapsambabossa de A Folha Voa, com desafinos pontuais que dão um clima de “foda-se” para a música. E depois a versão acústica de O Trem, um dos maiores sucessos dos caras. 

Sabotage, essa era inédita e também saiu na trilha do documentário Pixo, o mano na melhor forma, com uma base bem louca, em Sai da Frente. Outra do Comando DMC, agora outra experiência com o rock, a pesada São Paulo Está Se Armando. Todo new school um dia virará old school(?), e esses moleques (no bom sentido) são um caso a parte. O grupo Síntese de São José dos Campos-SP, tem letras viajantes, poéticas, apocalípticas e levadas/flows meio Wu Tang Clan/Genius/GZA. Deles coloquei uma mais dançante Sexta Feira, mas se tiver oportunidade veja os clips deles no youtube.

Como fazer uma letra nostálgica, legal e uma batida dançante? Escute essa Homenagem, do Tio Fresh e irá entender. O rapper Xis entra com a Fuga, onde  um sampler de Originais do Samba caiu como uma luva. Fechando com o grupo Zona Proibida, essa faixa, Cuidado, achei perdida na net, porque eles nem chegaram a lançar um disco solo oficialmente, uma pena que o grupo acabou antes.

Clique na capa, assim que é


http://www57.zippyshare.com/v/23810953/file.html


Nenhum comentário: