quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O la la ô...Marchinhas para animar


É tempo de carnaval! Vocês sabiam que a origem dos carnavais se deu pela Europa, nos idos de 600 A.C. na Grécia? Depois a igreja católica em 560 D.C. também fez o seu festejo onde comemoravam o carnaval que deriva do latim “carnevale”.  

Na Europa no período vitoriano (metade do séc. XIX) as pessoas se fantasiavam e iam foliar nas ruas principalmente Paris. As máscaras faziam sucesso e naquela semana o “pecado” era permitido. Por isso que o carnaval já foi chamado de festa profana e outras coisas.

No Brasil essa tradição dos desfiles foi trazida pela corte portuguesa e imigrantes europeus, em meados do século XVIII, na figura do entrudo. Já no final do séc. XIX os desfiles se davam nas ruas e uma das “folias” era passar jogando água de cheiro , confetes e serpentinas nos foliões que se aglomeravam. Era uma coisa mais aristocrata e o povo era mero coadjuvante (de lá pra cá mudou um pouco). Os protagonistas eram a alta sociedade em seus carros abertos, fantasiados. E a coisa evoluiu e se adaptou em cada estado,  tivemos e temos os cordões, os blocos,  os salões,  as escolas de samba, sambódromos, trios elétricos...

No carnaval das décadas de 20 até 60 as marchinhas ditavam o ritmo. Muitas vezes eram compostas usando como tema os acontecimentos políticos e sociais do ano que se passou. Mas também abusavam da galhardia e do humor.

Essa coletânea aqui postada traz as marchinhas que fizeram bastante sucesso e até hoje são cantadas nos Carnavais de rua. Entre elas: Me Dá Um Dinheiro Aí, Cabeleira do Zezé, Bota a Camisinha, Nós os Carecas, A Jardineira, O Abre Alas, Índio Quer Apito, Pierrô Apaixonado e outras. Uma pena que peguei essa compilação na internet e não veio informação nenhuma, das bandas que estão a tocar. Mas enfim vale a intenção. Na hora da orgia e da folia o povo quer mesmo é pular, dançar e cantar.

Clique na capa e caia na folia

http://www.4shared.com/rar/PI_SHbg-ba/Marchinhas_De_Carnaval_2013.html



Nenhum comentário: