segunda-feira, 3 de março de 2014

Negro Doido, black mad o som que fazia a cabeça

Black Mad mad black mad, essa frase falada no compasso pelo locutor Mauricio Black Mad alegrava muitos domingos. O estado era São Paulo,  anos 80/90, estação de rádio Band Fm e o programa , Charm Dance. Eu era adolescente ainda, mas era muito influenciado pelos sons que eu ouvia, principalmente nas ruas. Pois é, a rapaziada ora colocava aquelas caixas imensas (as chamadas JBL) para rolar uns vinis, ora com um gravador boombox e muitas fitas K7. E ali reunidos os amigos trocavam ideias, dançavam, paqueravam, faziam amizade e outras coisitas mais. Rolava sons de artistas como Sweet T., Kurtis Blow, Whodini, Kool Moe Dee, Ice T., Ted Pendergrass, Queen Latifa, Heavy D. , Al Green, Freddie Jackson e outros mais.   

Tinha já uns “nego véio” também, os função que davam as caras. Mas como era mais um pessoal do bairro mesmo, o ambiente era tranquilo, apesar que ficar na rua ou em volta da fogueira até altas horas já era um risco maior de se trombar um opalão preto ou mesmo a ROTA.

Mas enfim falando de música, a equipe Black Mad era umas das mais tradicionais aqui de São Paulo. Dava baile em vários salões importantes, só para ficar nuns poucos: Quadra das Rosas de Ouro, ASA de Pinheiros, Lar Croatia, Casa de Portugal, Diamante Cor de Rosa, Tio Sam...  As equipes de som tinham lá suas rivalidades e disputas pelos ouvidos e atenção do público. Mas prevalecia certo respeito e profissionalismo. E as opções eram boas, tinha a Chic Show, Zimbabwe, Circuit Power, Kaskata's, Os Carlos,  Dinamite dentre outras.  Elas fizeram parte de todo um movimento, principalmente ligado a música negra. Mas isso acabava envolvendo, mesmo que de modo mais velado,  politica e direitos civis.

A equipe Black Mad surgiu em 1974 quando Mauricio e seus irmãos resolveram fazer reuniões de pessoas que curtiam James Brown e desse encontro começou surgir  algo mais amplo. Até a criação da equipe que teve a sugestão de se chamar Negro Louco e traduziram para Black Mad.

O LP postado aqui no blog dimiliduques foi lançado em 1990 pela gravadora WEA. Era uma compilação de Soul/Funk/Hip Hop, que traduzindo numa linguagem mais popular na época, eram melodias e balanços. E pode ter certeza que tem umas balas nessa bolacha.


Agradecer ao meu mano Gran Master Boy por ter me enviado o arquivo..é nóis!







Nenhum comentário: