quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Volume 5 da Coletânea As Preferidas do Pagode, só músicas ímpares

O tempo passa e a Coletânea As Preferidas do Pagode já esta no vol. 5!  E é um dos volumes onde as músicas conhecidas/sucessos foram poucas talvez três ou quatro. A prioridade foram para os pagodes menos conhecidos, mas que carregam uma beleza, seja nos arranjos ou nas letras.

A primeira música é a Procura-se Um Amor , só esse título já mereceria um aplauso, é bem bacana, aqui na primeira gravação do Grupo Samba nas Coxas (o Belo gravou depois no seu 1º CD), a rapaziada que era universitária gostava de um samba e formou o grupo. Já a música Doce Eva me chamou atenção quando vi um show ao vivo do grupo Um Toque A Mais, que solo  no início!, o Biro do Cavaco também gravou essa música. Tem o já manjado (pois sou fã) Grupo Pé de Moleque com Dentro do Céu, o que falar de um refrão como esse: “E a nossa alegria tem sido fiel, se enquadra na cor que molhou o pincel, o amor que nos leva pra Dentro do Céu”.  O Grupo Começo de Conversa entra com Meu Jeito de Amar, essa é em homenagem aos meus amigos do Grupo Filosofia do Amanhã, que a tocavam.  

O Exalta entra com a Bem Súbito, bela música na interpretação de Péricles em início de carreira. Agora essa aqui é uma das raras que rolavam nas rodas de pagode da zona sul de São Paulo, com participação de Dhema, Amor Sensual do Grupo Geração, se não me engano a rapaziada era de Sto André, mas que música bonita!  Aqui dou os créditos para os desbravadores do Orkut, comunidades como Bandeira do Samba, Vinil Raridades, Planeta Samba, Trocas de Samba e outras mais que disponibilizavam e trocavam sambas/pagodes entre seus membros.

Depois vem a Silêncio da Noite de letra bem legal, do primeiro disco do Katinguelê, com o Salgadinho alcançando uns graves no vocal. Mar de Ilusão do Reinaldo é bem desconhecida, mas assim mesmo uma daquelas pérolas que passam em meio a um disco de sucesso, essa eu escutei antes de ser gravada na voz do Salgadinho, numa fita cassete. Depois vem o Royce do Cavaco com a Ter ou Não Ter, essa sim um sucesso radiofônico e nas rodas. E o Grupo Samba 6 com esse swing? Se é louco, simplesmente Inspiração ,muito legal.

O Sensação tinha esse lado letrista muito forte, principalmente nas figuras de Carica e Prateado, Monalisa é uma prova disso, viaje na poesia e nos arranjos.  Outro sucesso, agora dos mineiros do SPC, Outdoor um grande balanço. Agora pára tudo! essa do Só Preto Sem Preconceito, é uma das mais bacanas do grupo (falar a verdade os caras gravaram muita coisa boa). A música em questão é Deixa Eu Tentar Outra Vez, pelo título assim é difícil até lembrar, mas os pagodeiros de plantão ao escutarem a introdução de clarinete e o refrão, hão de concordar com o que escrevo. 

E a última música é uma do Toca do Coelho (que depois viraria Muleke Travesso/Os Travessos), um grupo formado por crianças em São Paulo. A pouco conhecida Razão do Meu Viver, tem letra bem poética, alguns acharão que não combina muito com uma criança cantando, mas justamente esse encontro inusitado deu mais personalidade para música.


É isso aí, sem essa de Ter ou Não Ter, clique na capa e tenha!




Nenhum comentário: