quarta-feira, 12 de março de 2014

Betty Wright, um choque no R&B em 1974



Betty Wright nasceu Bassie Regina Norris em 21 de Dezembro de 1953 em Miami, estado da Florida. Começou a cantar cedo, logo aos três anos de idade no conjunto gospel que seus irmãos formaram.  Era o chamado Echos of Joy e gravaram seu primeiro LP em 1965, e acreditem ou não, ela com 11 aninhos ajudou em alguns vocais.  Já em 1968 o conjunto encerrou as atividades e a irmã caçula, mudou o estilo para o Rhythm and Blues já com o nome de Betty Wright. Assinou com a gravadora Alston Records e gravou seu primeiro álbum, chamado First Time Around,  olha que em 1968 ela tinha apenas 14 anos. Mas foi com a canção Clap You Woman gravada em 1972 que ela obteve a fama. A música virou sucesso e alcançou as paradas de R&B e ficando 14 semanas nas Hot 100 da Billboard. O disco vendeu 1 milhão de cópias. 

Mas enfim vamos falar do disco aqui posto. É o seu  quarto trabalho, Danger High Voltage, algo como Perigo em Alta Voltagem. Gravado em 1974 pela Alston e saindo no selo RCA/Victor.  Discaço!, balançado, bem arregimentado, com uma Betty Wright ainda na flor da idade, aos 21 aninhos e afinadíssima.  
E também trás a tão conhecida entre nós, Toninght is tonight, a primeira composição de Betty Wright a fazer sucesso. Quer dizer, nos bailes de São Paulo estourou a versão ao vivo, e aqui no LP é a original de estúdio. Tem outros destaques como Shoorah-Shoorah, Don’t  Take me Baby... ,Love Don’t Grow...   Para quem gosta de R&B, soul, enfim musica black de primeira, é uma boa experiência, escutar os arranjos e a criatividade dos músicos setentistas. 

A cantora lançou 18 discos e desde 1985 mantém sua própria gravadora a Miss B Records. Sendo que foi a primeira artista negra a atingir o disco de ouro em seu próprio selo (em 1987 com o disco Mother Wit, que tem entre outras o agudo hit No Pain , No Gain). Em suas inúmeras apresentações pelo mundo, ela veio ao Brasil e se apresentou no Palmeiras em 1990, com a Chic Show. Gravou em 2011 o álbum, Betty Wright: The Movie com o grupo de hip hop, The Roots.  

Este é o dia, clique na capa

http://www62.zippyshare.com/v/13368060/file.html



Nenhum comentário: