quinta-feira, 14 de julho de 2016

Repost: Biz Markie, um rapper comediante que não é comédia

A primeira coisa que me vem a cabeça quando ouço o nome Biz Markie é : Vapors e Just a Friend. Mas o cara é um rapper de calibre pesado. Nasceu em Nova Iorque em 08 de Abril de 1964 e seu nome de batismo é Marcel Theo Hall. Começou a carreira em 1985 como beatboxer para a rapper Roxanne Shanté. Tem sua origem no Harlem e mais tarde mudou-se para Long Island. E lá começou a rimar, seus versos eram quase sempre espirituosos e bem humorados. Depois fez parte do coletivo Juice Crew com, Marley Marl, MC Shan,  Big Daddy Kane e Kool G Rap, maioria moradores de um dos berços musicais do rap, numa espécie de COHAB, a Queenbridge House's, no bairro do Queens.

O blog dimiliduques saca da caixa de plays, o Diabolical Biz Markie – The Biz Never Sleeps de 1989. Outra daquelas capas chamativas , que quando passa pela sua juventude você dificilmente a esquece. Traz o artista, Biz Markie, transvestido de cientista , bem a seu estilo pateta e maluco. Esse disco saiu aqui no Brasil pelo selo da Warner Bros e ao contrário do primeiro (Goin Off), esse não teve a participação do produtor Marley Marl. Biz Markie quis fazer do seu jeito, juntamente com seu primo, o DJ Cool V.  

Desse LP destaco a já famosa e um dos seus maiores sucessos, Just a Friend, exemplo de música que se mostra chata no começo e de refrão meio desafinado (óbvio que propositadamente), mas que tem um efeito devastador (no bom sentido) nas caixas acústicas e na pista de dança dos bailes. Digamos que ela foi a responsável pelo reconhecimento mundial do nome Biz Markie, depois de um 9º lugar na Billboard. Uma curiosidade é que o refrão é de uma música de Freddie Scott (You Got Waht I Need).

Outras duas faixas também legais são: She’s Not Just Another Woman (Monique) que tem um clima suave, mas malandreado e outra é a Mudd Foot com um sampler de sax jazzístico bem sacana.  A Me versus Me é um entrelaçado de beatbox, especialidade dele. Outro destaque é a My Man Rich, com um looping de contra baixo contagiante. E tem também a engraçadinha The Dragon, que pasmem, fala sobre flatulência! Agora a minha preferida do disco é Check It Out, com sampler grooveado e a levada meio desengonçada de Biz que dá um puta efeito.

Os rappers mais nervosos da época não o levavam tão a sério, mas ele angariava fãs por onde passava. Só depois de um tempo começaram a entender sua maneira de fazer música e até se tornou influente em alguns segmentos undergrounds.

Apesar disso sua carreira sofreu um duro golpe em 1993 no lançamento do álbum I Need a Heircut. Foi processado pelo cantor Gilbert O’ Sullivan por ter usado sem autorização um trecho de sua música Alone Again (Naturally) . Gilbert não só ganhou o processo como a Warner Bros (ligada ao selo Cold Chillin) teve que recolher todos os LP's e K7's das lojas. A partir desse caso, mudaram, de certa forma, as relações de Djs, músicos e gravadoras no mundo hip hop.

Apresentou-se em mega eventos como pré-Oscar Party, Grammy, Super Bown, NBA All Star Weekend e outros. Participou do reality show Celebrity Fit Club em 2005. Uma das suas ultimas aparições (2013) foi uma participação na música da banda de indie rock The Flaming Lips.

Atualmente Biz Markie é multimídia, participa de comerciais de grandes empresas como Pepsi, Budweiser, Microsoft e Heineken. É Disk Jockey, animador, ator, humorista e se apresenta em eventos diversos, chegando a fazer 200 deles por ano. Também figurou em aparições no programa infantil da Nick Jr. com o personagem Yo Gabba Gabba. Tem seu nome ligado a produtos para crianças e em seu site oficial vende tênis, camisetas e até trechos de sua voz/beatbox para chamadas de celular.  E assim o old school Biz Markie vai levando a vida e faturando.

 Clique na capa justamente amigo




Nenhum comentário: