sexta-feira, 15 de julho de 2016

Os Meninos do samba , meninos do Rio

“Nem só de rap vive o homem” *frase criada a esmo para iniciar texto em blog. Gosto muito de rap, acho que a primeira vez que senti um ritmo em que valeria a pena se envolver de corpo e alma foi o rap em minha vida. Antes disso observava alguns dos meus primos curtindo rock nacional (Paralamas, Ira!, Titãs) e internacional (Led Zeppelinn, Tears For Fears, Simple Minds) e até mesmo os pesos de Iron Maiden e Black Sabbath. Logo depois meu tio e seu estilo função com os Samba Rocks e melodias (outra virada em minha alma musical). Os sertanejos de meu pai com Trio Parada Dura, Léo Canhoto e Robertinho e Tonico e Tinoco. Depois os amigos curtindo um samba de Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Beth Carvalho. Até os "bregas" de minha mãe com Carlos Alexandre, Amado Batista  e Paulo Sérgio, contribuíram para o caos do meu gosto musical. Melhor assim , mais tarde conseguiria dar o devido respeito aos diversos ritmos, sem aquele preconceito de “não conheço, não ouvi e não gostei”.

Mas beleza! chega de enrolação e vamos focar. Já que é de lei “ecletizar” o blog dimiliduques! Hoje a postagem é da coletânea Os Meninos do Rio. Menino do Rio foi um filme na década de 80 com trilha sonora de rock nacional, mas nesse caso do título  foi apenas uma brincadeira irônica, pois a trilha aqui é Samba! E do bom! Cantada por “jovens senhores” da velha guarda.

Detalhe é que cada faixa é um pout porri de três a quatro músicas, sabe aquela coisa das rodas de samba organizadas por quem manja do assunto... Alguns nomes conhecidíssimos por quem curte “samba de raiz” nomenclatura que eu acho um pouco pomposa e até fora de contexto, mas que serve por ora, para dar diretriz a um samba verdadeiro. Tem Monarco, Aluizio Machado, Dona Ivone, Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho, Elton Medeiros...resumindo só bamba.

Gosto de várias faixas, mas sempre me chamaram a atenção os arranjos e a beleza dos pout porri Pecadora/Colete Curto/Remando Contra a Maré/Falange do Erê, Maria Rita/O Sol Nascerá/Menino de 47, Chinelo Novo/E Baiana/Nos Combates Desta Vida/A Vovó Chica/Vai Vadiar e Minha Filosofia/Agoniza Mas Não Morre/Vou Partir.


A coletânea foi lançada pela gravadora Carioca Discos em 2000 com produção artística de Paulinho Albuquerque, direção musical e arranjos de Claudio Jorge (violão) e Wanderson Martins (cavaco). Com a cama maravilhosa dada por músicos como Marcelinho Moreira, Ovídio, Gordinho e Armando Marçal (percussão), Carlinhos Sete Cordas (Violão de 7) e no coral temos Martnália, Analimar, Ari Bispo, Jurema de Cândia, Viviane Godói, Copacabana, Marcelinho Moreira e Ovídio.

Clique na capa ...samba...calor que provoca arrepios!





Nenhum comentário: