sábado, 8 de março de 2014

Feliz dias das mulheres no pagode musical


As mulheres são temas e musas constantes de composições na música popular brasileira. Eis que reúno nesta coletânea alguns sambas e pagodes que tem como sua inspiração nomes de mulheres. Tem desde as clássicas tais como a famosa Amélia de Mário Lago (óbvio que essa apenas como registro) e a Madalena do Jucú de Martinho da Vila. Até aos pagodes menos conhecidos como Minha Rosa do Katinguelê e Eliana do Grupo Luance. Coloquei também uma pitada de swing e samba rock. 

Elas são, lindas, guerreiras, mães, esposas, filhas, enfim trazem a doçura no fundo de suas almas. São inspiração para os versos dos poetas e músicos. Nesse dia especial que é o 08 de Março, que as mulheres consigam conquistar seus ideais, seu espaço com igualdade e realizem seus sonhos e objetivos. Lembrando que a mulher se faz presente em todos os dias do ano em nossas vidas. Por fim temos a faixa Mulheres de Martinho da Vila homenageando todas. 



Um pouco da História do Dia Internacional da Mulher

Desde o começo do século XX o Dia Internacional da Mulher é celebrado. O contexto é o período de mobilizações e lutas para a diminuição da jornada e por melhores condições de trabalho. E também pelos direitos civis das mulheres tais como a educação e o voto feminino.

Depois disso, a alemã Clara Zetkin (figura histórica do feminismo) propôs na 1ª conferência internacional das mulheres, em 1910 que a data se tornasse um símbolo da luta pelos direitos das mulheres.

No ano seguinte, dezoito dias depois de ser comemorado o dia da mulher em Nova Iorque, ocorreu uma tragédia que marcaria para sempre a sociedade. Um incêndio nas dependências da indústria têxtil Triangle Schirwaist Company. Local onde trabalhavam inúmeras mulheres e o patrão trancou a porta de saída. Com materiais inflamáveis e um ambiente de pouca ventilação tornou-se fatal. Os bombeiros chegaram, mas 147 operários haviam morrido. Com o acontecimento trágico a solidariedade entre as trabalhadoras do mundo todo aumentou. Debates e mobilizações desembocaram nas primeiras leis de proteção á vida e aos direitos das trabalhadoras.


A ONU instituiu a data de 8 de Março como oficial em 1977,   em consideração as lutas das mulheres. O Dia Internacional da Mulher, levou a sociedade a pensar e tomar atitudes pelas desigualdades sofridas pelas mulheres. 



Clique e feliz dia das Mulheres!


http://www77.zippyshare.com/v/92623316/file.html


Nenhum comentário: