segunda-feira, 10 de março de 2014

O doce veneno de Sweet Tee

A rapper americana Toi Jackson, tem o nome artístico de Sweet Tee, e nasceu em NY, Queens. Lançou seu primeiro single em 1986 com a música It’s My Beat em dupla com a DJ Jazzy Joyce.

Confesso que conhecia Sweet Tee apenas da música citada acima,  e olha que era um LP pirata com duas músicas de cada lado, uma das quais Boys N' The Hood do Eazy-E. Muito tempo depois foi que consegui o disco inteiro dela para escutar. E o LP em questão era o seu debut , o It’s Tee Time de 1988 que saiu pela Profile Records.

O disco é bem produzido (o produtor foi Hurby Luv Bug que também trabalhou com as rappers do grupo Salt N' Pepa). Tem  a sonoridade e levadas características da época, final dos anos 80. Sweet Tee tinha um vocal convicto, era algo que passava certa seriedade (comparável hoje a Kmila CDD que fez participação no CD do MV Bill). 

O que se vê também no trabalho de Sweet Tee é a influência do Miami Bass em algumas faixas e até uma música romântica no final do disco. Ou seja, meio que estavam atirando para todos os lados, com a  gravadora querendo a vender como pop rap. 


Nas letras aquele esquema egocêntrico datado,  sou demais, comigo ninguém pode, venha dançar, é isso galera, esse é meu beat etc... Destaques para as faixas On The Smooth Tip, I Got da Feeling , Its Like That Y’ All e a melhor e também a que mais rolou aqui no Brasil It’s My Beat (aqui parabéns ao DJ/Produtor). Vale mais pela curiosidade, se tivessem ali mais umas duas músicas no nível de It’s My Beat, provavelmente ela teria arrebentado. Pois tinha talento e  um "rostinho bonito", qualidades que os managers das gravadoras adoram na América. Em 1995 lançou um trabalho com o nome artístico de Suga, mas não fez muito barulho. Atualmente ela continua fazendo alguns shows , participações e tributos. Tem uma pagina no facebook onde dá para ver onde serão suas apresentações, ah! e a doce Tee esta cada vez mais gata. 

Clique na capa e "Suga" esse doce



Nenhum comentário: