sexta-feira, 21 de março de 2014

Francamente um bom sambalanço

Um disco de estilo samba rock bem legal é o segundo álbum do cantor Franco de 1978. Lançado pela Continental e com produção de Wilson Miranda e arranjos de Messias Saint Jr (que já participou da produção do disco dos Originais do Samba em 1975) e Otávio Basso.  

É um daqueles clássicos dos bailes, "viraram" várias músicas desse LP para a galera dançar. Tirando os devidos pontos de importância mas comparativamente um sucesso musical como outros craques como Jorge Ben, Bebeto e Branca Di Neve.  E olha que eram musicas bem elaboradas e bem tocadas. Composições de personagens do naipe de Bedeu e Alexandre do Grupo Pau Brasil, Luiz Vagner O guitarreiro e Hélio Matheus , este último compositor de sucessos nas vozes de Luiz Américo (Camisa 10) e  Wanderléia (Kriola).

Quero ver não se envolver com o arranjo de metais da faixa Black Samba ou com o balanço e letra satírica de O Rock do Rato. Outra que destaco é a versão de Como (também gravada por Paulo Diniz e Bebeto) se liga no balançado contra baixo e nos solos/contratempos da guitarra tocada por Luiz Vagner.  E também a música Fazer Molho é na Cozinha com um teclado bem suingado e na percussão com "molho" de Branca Di Neve. Ao todo Franco lançou dez compactos e dois LPs (1974/78).

 Francesco Finato Scornavacca ou Franco, nasceu em 28 de Maio de 1948, é de origem italiana e veio para o Brasil aos oito anos de idade, morar no Rio Grande do Sul. Antes de se lançar solo, foi contrabaixista do conjunto Os Brasas (com Luiz Vagner nos vocais e guitarra) que se formou no bairro do Partenon em Porto Alegre. Mesmo interrompendo sua vida artísitca acabou fazendo carreira como empresário bem sucedido (por exemplo de Zezé Di Camargo e Luciano). Seus filhos também foram pelo caminho da música e formaram o grupo KLB.

Pois pra ouvir tem que me clicar


                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário: