terça-feira, 4 de março de 2014

Grupo Samba 6, dos bailes para as rádios e para a galera

O grupo paulista  Samba 6, deu início a sua carreira artística em 1970. Gravaram pela gravadora Continental, seu primeiro LP em 1975 (do sucesso Em Boca Fechada Não Entra Mosca). Lembro que essa música citada fez muito sucesso quando saiu na coletânea Samba Rock em Dois Tempos em 1988, aquele LP que tinha um lado da capa vermelha (aqui). 

 Quando contratados pela Rede TUPI de televisão acompanharam Benito de Paula no programa Brasil Som, isso em 1975. O grupo participou de várias coletâneas e em 1992 gravaram seu terceiro álbum pela gravadora JWC. Em 1996 gravaram mais um trabalho em comemoração aos 26 anos do grupo, incluindo vários de seus sucessos. Fizeram várias excursões para o exterior, tocando em países como EUA, Japão , França , Portugal, Argentina e outros.

O grupo tocava samba, mas com uma levada influenciada por Jorge Ben e por assim dizer tinha uma sonoridade mais swingada, mais samba-rock. O LP que o blog dimiliduques posta hoje , é o segundo trabalho do grupo chamado A mais Pura das Paixões e foi gravado em 1987, de bônus colocamos a música Em Boca Fechada Não Entra Mosca. Esse disco saiu pela Continental e traz os sucessos como Janet Lynn (composição de Jorge Ben) e Inspiração (composta pelo integrante Joãozinho). Tem também uma versão para a balançada Meu Samba de Tim Maia e a música de composição de Ivan Lins e Vitor Martins, Sonhos (Arrastão dos Pescadores) regravada depois pelo Grupo Raça.  Tem também composições de Mario Sergio, Ademir, Marquinho P.Q.D., Adilson Bispo e outros. Os arranjos foram de Edson José Alves com produção de Paulo Ferreira. Na época a da gravação a formação do grupo Samba 6 era: Luiz Carlos - Pandeiro e Vocal, Aurio - Tamborim, Agogô e Vocal, Joãozinho - Cuíca e Vocal, Lucio - Surdo e Vocal, Jonas - Reco-reco e Vocal e Geraldinho - Tantã e Vocal. 


Musicalmente falando o grupo é bem respeitado no meio do samba - lembro que o integrante Geraldinho chegou a sair no encarte do LP Reunião de Amigos do Grupo Arte Final (aqui). Resumindo,  grupo muito bom, uma percussão ritmada, arranjos que combinam e extraem de cada composição o que ela tem de  melhor. Tinham suas músicas bem tocadas nos bailes das equipes de som de São Paulo e boa aceitação do público que curtia um samba rock. Difícil não se render aos metais de Janet Lynn ou a cuíca e o coral swingado de Inspiração. 

Clique na capa e saia dançando! 



Nenhum comentário: