segunda-feira, 3 de março de 2014

Jamal Sem Medo de Errar


Conheci o Jamal quando ele era DJ e produtor do grupo de rap Alvos da Lei. Logo de cara pintou uma empatia e curiosidade. Lembro até hoje a primeira vez que fui em sua casa na Vila Missionária, periferia sul de São Paulo. E num quartinho tinha um computador daqueles ainda com as letras verdes,  tipo aqueles programas arcaicos Lotus e MS DOS. E ele mostrou uma base que estava trabalhando para a rapaziada versar. Esta nítido em minha mente até hoje aquele sampler louco, era aquela linha de baixo de Gil Scott Heron na música The Revolution is Will Not Be Television. Eu fiquei alucinado, até então o que eu conhecia de rap era cantar em cima de instrumentais dos rappers gringos. Agora produzir sua própria base do zero, aquilo ali era a desenvolvimento do rap nacional na minha frente. 

Voltei outras vezes e sua evolução era clara, comprou outro computador, mesa de som, microfones, teclados e aí ninguém segurava mais o mano. Saiu do grupo Alvos da Lei e fundou o selo MHSoul. Eu ainda frequentei sua casa por um tempo, onde ficávamos conversando sobre música e ele ficava me mostrando algumas pérolas da música negra, como banda Black Rio, Notorious BIG e outros.

Até que um dia mostrei umas letras de rap que eu tinha guardado. Foi a junção da vontade com a oportunidade! Ele gostou do que viu e dei carta branca para que ele modificasse os versos que achasse necessário e assim nasceu o hit Lunático. Música essa que tocou muito bem nas rádios e que entrou primeiro na coletânea Movimento de Rua de 2001, com participação de Xis.

Depois ele lançou o seu primeiro trabalho solo, Sem Medo de Errar, pelo próprio selo MHSoul. Dentre as músicas compus em parceria com ele, além de Lunático,  o rap  Bomba H. O  CD lançado em 2002 é bem acabado, coisas de quem sabe o que esta fazendo. E as participações de outros manos (Jason, Erick 12, Slim, Colapso, Lito e APC 16) enriqueceram ainda mais a produção.  Como ele mesmo disse, um sonho que se tornou realidade, desde sua caminhada em 1992. Depois a gente acabou perdendo o contato, me enveredei por outros caminhos musicais , mas sempre acompanhei de longe seu trampo. Se encontramos na área algumas vezes e o respeito é mutuo. Hoje ele esta na campo do hip hop gospel e muito bem graças a Deus.

Clique na capa e ouça sem medo de ouvir




Nenhum comentário: