quarta-feira, 19 de março de 2014

O som das pistas ecoa desde 1988

Parafraseando um amigo, esse disco é de “bailinho da escola” e realmente é bem por aí. Aqueles bailes de final de semestre ou ano. Eem que cada sala fazia o seu som. Trazíamos o som 3 em 1 de casa e cada um trazia um Long Play. Eu lógico que levava esse. Qual?  O Som das Pistas Volume 1 do DJ Iraí Campos de 1988. O LP teve a colaboração do DJ Cuca e produção técnica de Emerson Boitom. Gravaram nos estúdios da Fantastic Voyage e Fieldezz e o selo no caso era da BMG Ariola.

 O DJ Iraí Campo era um dos melhores da época. O problema é que raramente curti suas festas, pois além de eu ser “de menor” ele dava baile em casas noturnas mais puxadas para os “boys”, tipo a Sunshine, Contra Mão, Overnight e a Toco - que eram do outro lado da cidade. E também sua especialidade era mais para o dance/house/música eletrônica e eu gostava mais era de balanço (funk/rap).

Mas o cara é talento puro e empreendedor, lançou em 1987 a DJ Shopping, a primeira loja especializada em acessórios e equipamentos para DJs. Lembro que eu tinha uma camiseta da Dj Shopping no meu sonho de ser Dj. Aliás Iraí também deu aulas para iniciantes nessa arte. Trabalhou e fez sucesso em várias rádios FMs de São Paulo, comandando programas na Band, Transamérica, Jovem Pan, Energia e outras.

O nome Iraí Campos é sinônimo de dance/flash/house mas também de música, diversão e pista lotada. Atualmente trabalhos não faltam, desde discotecar em programas de auditório na TV Globo, SBT e Record até ser sócio/proprietário da sua própria casa noturna, no caso a Hystory e a Le Rêve Club. Enfim se quiser ler um pouco mais é só acessar o site do homem (aqui).

Voltando para zona sul de sampa, mais precisamente  na sala de aula do EEPG Dr Ayres Neto dos anos 80; dançávamos todos meio desengonçados, mas eu  arriscava um break para impressionar as meninas. Tênis da marca Rainha (modelo Iate) e agasalho da Adidas, era a minha moda. 

Que sensação boa a da agulha encostando no vinil e das caixas saindo o som da música Leslie do Boy White (no LP tem uma versão remix da hora), Rising To The Top de Kenny Burke (sampler de All Night Long da Maryjane Girls), Whos Getting It Now do Chocolate Milk, Girls Ain’t Nothing But Trouble do DJ Jazzy Jeff e The Fresh Prince (que era o Will Smith)  e claro dos chamados Megamix, praticamente um mini set pronto. As vezes o sucesso era tanto que outras salas se achegavam para o nosso baile ou ficavam olhando pelos vidros da sala. Cada um trazia uns salgados e refrigerante, eu levava sempre pão de forma com patê (preparado pela minha mãe Dona Dina) e uma Crush de 1 litro. Para você ver só, de repente um DJ nem sabe o quanto significou para uma geração, mas fica marcado na mente e no coração.


Clique e escute o som das pistas  




Nenhum comentário: