domingo, 16 de março de 2014

Olha a promoção verde e amarela! batucada de orquestra



E para a galera que gosta de um som instrumental segue o LP  Verde e Amarelo que saiu pela gravadora Continental em 1969 e depois foi relançado pela Warner Music em 1994. Outra curiosidade é que existe uma versão internacional, lançada em 1970 com a mesma capa, só que traduzida para Green and Yellow. Mas o disco é daqueles que foi relançado de tempos em tempos, pois a música ali produzida ao mesmo tempo em que é saudosista é atemporal.

Conta com a regência e arranjos do maestro Ruben  “Pocho” Pérez acompanhado de sua orquestra, o detalhe é sua nacionalidade, ele é uruguaio, mas como esta descrito numa das contracapas do LP, "brasileiro de corpo e alma".  E os responsáveis pela percussão e ritmo é o Trio Pagão. 

Aliás o album tem uma história, é uma espécie de difusão musical/cultural feito sob encomenda do governador Abreu Sodré e da Secretaria de Turismo de São Paulo. Era patrocinado justamente pela empresa aérea Varig (a empresa não existe mais, entrou em declínio e foi comprada pela Gol em 2007). Ouvi falar que chegou a ser distribuído como brinde para alguns passageiros e visitantes mais ilustres.Temporariamente,  foi um disco promocional, mesmo que não tenha  nenhuma descrição do tipo “Invendável” ou “Amostra Grátis”.  Em alguns desses relançamentos ele também foi comercializado (é o caso das edições de 1981 e 1994). Um pequeno detalhe é que se repararem na capa frontal, no lado direito superior,  há duas estrelinhas azuis, que são o logotipo da Varig, essas estrelas "sumiram" a partir dos relançamentos.

A faixa “number one” é uma já bem conhecida pelos sambarockeiros de plantão, é a Caminho do Samba. Narrado pelo paulista Humberto Marçal, locutor esse que trabalhou na Rádio Cultura, Rádio Globo e era a voz dos comerciais de empresas como a Varig e Café Seleto. 

Nesse LP tem a faixa nº 2 que em 11 minutos dá uma pequena  aula de ritmos brasileiros. E a maestria instrumental entra disco  adentro. Não estou “pagando um pau” mas todas as faixas são boas. Tem na Cadência do Samba de Ataulfo, Se Você Pensa de Erasmo e Roberto,  Zazueira e Cadê Tereza de Jorge Ben...e tudo instrumental. 

 Clique na capa e voe no clima

 http://www47.zippyshare.com/v/63012279/file.html



Nenhum comentário: