quinta-feira, 27 de março de 2014

Uma aula de Funkologia em dois tempos



Se for falar de funk (Funk mesmo) ele surgiu nos EUA na metade dos anos 60. Os músicos afro-americanos misturaram soul, jazz e blues e deram origem a uma música mais rítmica e dançante. No funk o groove é dado pelo baixo e bateria de fundos. Mas a guitarra é também elementar com sua batida e progressões de acordes mínimos.  Conforme a evolução musical dos funkers o molho musical foi acrescentado de metais e percussão. A palavra funk tem vários significados (medroso/covarde/terror/pavor/crise/depressão).  E a interessante tradução do inglês informal norte americano, onde diz que funk é cheiro estranho, de repente é uma gíria para quando os corpos dançavam até altas horas e o suor impregnava o ar.

Outra tradução (e a qual eu mais gosto) vem dos anos 70 quando os músicos de jazz nas jam sessions gritavam para outros músicos: Now, put some stank, funk on it!  Algo como, coloque mais funk nessa pegada! coloque mais ritmo, mais balanço nisso man!.

Ainda nos anos 30 a palavra funky apareceu, mas tinha conotação sexual, então demorou para ser usada, já que as raízes do soul e blues eram spiritual ou gospel. Mas aos poucos foi sendo usada pelos mais novos e com outro significado. 

O blog dimiliduques coloca a disposição uma bomba de coletânea. Só o nome é de admirar Funkology – On Nation Under a Groove - volumes I e II (não confundir com uma coletânea de mesmo nome só que da Motown).

Este CD foi lançado em 2001 pela Warner Music primeiramente na Inglaterra / Europa.  Na compilação escolhida a dedo por Nic Moran você vai encontrar várias pérolas da funk music. Sabe aquelas em que os Djs e Rappers fizeram a festa e samplearam até a última gota sonora? Então tem muita coisa aí, principalmente old school baseados na década de 70. Só para citar alguns dos artistas presentes: Parliament, Ohio Players, Funkadelic, George Clinton, Bar-Kays, Zapp, James Brown ..vixi..tá bom? Tem mais! Kool e The Gang, Charles Wright, Bootsy Collins, Sly and Family, George Duke…  Enfim uma ótima amostra para os que já entendem e melhor ainda para os iniciantes.

Clique na capa e sinta a funkologia

http://www66.zippyshare.com/v/38300945/file.html



Nenhum comentário: