sábado, 29 de março de 2014

Vem na fantasia do swing


O nome dele é João Carlos de Oliveira, mas no meio da música é chamado de Joãozinho Carnavalesco. Nascido em no litoral paulista, na cidade de São Vicente, Joãozinho desde os anos 60 vem se apresentando. Sua careira deu uma guinada quando venceu um show de calouros do Programa do Bolinha na TV Excelsior. Bom abrir aqui um parênteses, pois tem o saudoso Joãosinho Trinta que é de fato um carnavalesco e o Joãozinho Carnavalesco que usou o termo apenas para nome artístico.

Ele tem em seu currículo passagens em conjuntos de respeito, por exemplo Trio Mocotó (70 a 77) e Originais do Samba, logo após a saída de Mussum entre 1982 e 1991.  Outra faceta de Joãozinho Carnavalesco são as composições, músicas como Esqueleto Folgado, Alegrias de Domingo e Voltei Amor tem a assinatura do autor. Ele também tem parcerias em composições por escolas de samba, por exemplo o enredo Nem Todo Azul é Mar Nem Todo Amarelo é Ouro, de 1998 da Unidos do Tucuruvi. Em sua discografia tem o lançamento de mais um álbum chamado Balança Brasil em 1997 pela gravadora CDP.

O blog dimiliduques fala do álbum do artista lançado em 1992, intitulado Tudo Mudou. Lançado pela JWC Discos de propriedade do empresário e produtor Jorge Hamilton. Um disco essencialmente de swing. Muita coisa legal , como por exemplo o sucesso Alegrias de Domingo e as balançadas Swing da Wanda, Bailes da Cidade, Swing de Família e as homenagens a Jorge Ben e Branca Di Neve. Nas composições além do próprio Joãozinho temos parceiras de Ademir, Fritz, Maurinho da Mazzei, Santaninha, Boca Nervosa e outros bambas.

Na lista de músicos muitos feras também: Arranjos e Guitarra -Maestro Jobam, Bateria -Toca Martins, Teclados -Fernando Merlino, Baixo – Ivan Machado, Percussão - Carlinhos Gonzales, Pandeiro – Bira Hawai, Sax Tenor - Luizão Ramos e outros.

Atualmente Joãozinho Carnavalesco mora na capital paulistana e entre aulas de percussão que leciona ainda arruma tempo e faz suas apresentações por onde quer que vá.

Clique na capa e Sá sabada bada







Nenhum comentário: