quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ao mestre JB com carinho

James Brown é um dos artistas mais sampleados do mundo, falou em black music x sample, usou Brown em suas produções. O papa do funk nos deixou em 25 de Dezembro de 2006, mas deixou um legado musical inestimável. Não vou me estender muito sobre esse “achado”. Um Dj usar James Brown é até clichê, mas se tratando de DJ Premier ai a história já muda.

Nascido em  21 de Março de 1966,Christopher Edward Martin , o Dj Premier é um dos mais influentes e respeitados do mundo. Trabalhou em loja de discos e também aprendeu a tocar alguns instrumentos musicais. Durante bom tempo foi produtor do grupo de rap Gang Starr e depois do rapper Guru. E por ironia, numa época em que JB estava sendo sampleado de ponta a ponta , ele seguiu outro caminho, onde foi a fundo na fusão jazz / hip hop na costa oeste. 

Na D & D Studio de New York, formatou sua carreira e seu modo de trabalho, tornando o lugar uma referência do hip hop nos anos 90. O cara participou de trabalhos com importantes nomes do rap, tais como Common, Jay-z, NAS, KRS-One, Snoop Dogg, Jeru and Damaja, Big Daddy Kane, Notoriou BIG, D’Angelo, Judakiss e muito mais.

Esse CD que o blog dimiliduques põe a disposição, foi concebido em 2007 pelo selo Year Round Corporate de propriedade dele. O álbum não é assim “dimiliduques”, mas o personagem central sim. Intitulado  DJ Premier Salutes – The Foundation of Hip Hop (algo como; Dj Premier saúda a fundação do hip hop). 


No CD 1 são músicas originais do mestre James Brown, e outros artistas que fizeram participação ou foram influenciadas por Brown (como Marva Whitney, Lyn Collins, Bobby Bird e a banda JB’s) trabalhadas, sampleadas e mixadas. No CD 2 são músicas que os rappers usaram samplers do mestre JB e DJ Premier trabalhou e mixou em cima.  O resultado da criatividade vinda de um DJ de responsa  é bem louca. O único ponto negativo na minha opinião é uma voz que fica em meio as produções dizendo  em ecos “DJ Premier”, lembra os bregas aqui do Brasil que a todo momento falam o nome do artista. Mas enfim foi um artificio para ninguém usar ou simplesmente quando rolar nas festas o nome Premier entrar nos corações e mentes.

1,2,3,4 clique na capa


                                          




Nenhum comentário: