terça-feira, 1 de abril de 2014

Samba e swingueira nervosa

Edmar Marques da Silva, mais conhecido como Boca Nervosa, nasceu em Olimpia, interior de São Paulo. E desde cedo cantarolava, quando tinha 12 anos ganhou um concurso de cantores em sua cidade, interpretando Boi da Cara Preta de Jair Rodrigues.  Aos 15 anos veio para São Paulo trabalhar no ramo da construção civil e paralelamente alimentava o sonho de ser cantor. Um dia por acaso cantarolava na hora do almoço numa empresa em que trabalhava de motorista. Quando indagado porquê vivia a cantarolar, respondeu simplesmente porque era cantor. A pessoa então o desafiou a pegar um violão e cantar para todos os presentes e ele se apresentou muito bem. Foi convidado então para ir até a escola de samba Camisa Verde Branco no bairro da Barra Funda. E lá começou seus primeiros passos no mundo musical.

Edmar foi então convidado a participar do Clube do Pagode que acontecia na escola de samba às segundas feiras onde se reunia muitos sambistas famosos, como Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Bezerra da Silva, Roberto Ribeiro, Jorge Aragão, Fundo de Quintal entre outros. E foi nesse clube que ganhou o apelido de Boca Nervosa, dado por Almir Guineto, depois que ele cantou cinco horas seguidas na roda de samba e Guineto falou ao final: Isso não é uma boca, é uma Boca Nervosa!

Foi também interprete de samba enredo da Camisa Verde e Branco. Veio a primeira gravação de um compacto em 1983 , bancada por amigos próximos. Em 1985 gravou o LP Nego Véio e estourou com a música titulo alcançando a vendagem de 600 mil cópias. E com isso os shows foram aparecendo e até para fora do país Boca Nervosa mostrou seus dotes. Constam apresentações  no Japão, Alemanha, Espanha, Portugal, Suíça e Angola.

O blog dimiliduques fala hoje do LP gravado em 1986 pelo selo Raposa Discos. Um disco calcado mais no samba e partido alto, só que o swing e samba rock de Boca Nervosa esta lá em musicas como Tem que Me Ter e Baile na Casa do Vado. Nas composições duas parcerias de Boca Nervosa (uma com Mauro Diniz e outra com Luiz Carlos e Raposa). E compositores de peso, como Arlindo Cruz, Sereno, Marquinho PQD, Serginho Meriti, Monarco, Beto Sem Braço, Jorge Aragão e outros.

Na ficha técnica temos vários músicos tarimbados em estúdios e gravações. Produzido por Mauro Diniz que também tocou violão, banjo e cavaco. No violão de 7 cordas , grande Jorge Simas. Tem os dois Zecas, o do Trombone e o da Cuíca. No surdo, o especialista Gordinho, no baixo, Lucas. Tatan e tamborim com Esguleba. Percussão geral com Bira Havaí e Milton Manhães.

Em 2009 foi tema da escola de samba paulista, Em Cima da Hora, com o enredo A Coruja do Samba é Brasileira, Batuqueira e Swingueira, que homenageou os 25 anos da carreira do cantor. Atualmente Boca Nervosa pouco mais de 30 anos de carreira, 16 álbuns gravados e continua fazendo shows.

Clique na capa sem nervosismo






Nenhum comentário: