segunda-feira, 28 de abril de 2014

Negritude Junior da Cohab para o Brasil



O grupo Negritude Jr. Foi formado em meados de 1986 no município de Carapicuíba,  zona oeste de São Paulo. E o começo foi no Samba da Praça que ocorria na região e os integrantes ainda eram adolescentes  quando frequentavam o local. Enquanto os grupos da região se apresentavam, nos intervalos eles faziam uma batucada, foi quando um dos organizadores do evento os convidou para “batucar” lá em cima do palco. 

Com a experiência começaram a se apresentar em outros locais da cidade. Foi quando em 1991 participaram do festival do Botequim do Camisa,  na quadra da escola de samba Camisa Verde e Branco. Ganharam a oportunidade de gravar duas faixas nessa coletânea, são elas; Triste Andança e Algo de Valor. Nessa coletânea lançada pelo selo TNT Records, participaram também o grupo Sensação e o grupo Juventude do Pagode, que estouraram nas paradas do pagode tempos depois.

O Negritude já em 1992 conseguiu assinar com a Zimbabwe Records e gravou o LP Jeito de Seduzir, que fez muito sucesso na época. O Negritude foi um dos grupos em que a inspiração americana era tangente. As roupas iguais, com brilhantes lantejoulas, cores por vezes berrantes e cortes exóticos eram só uma parte do figurino. Tinha a coreografia e animação que eram claramente referencias a Jackson's Five. Tempos depois na gravação da música Cohab City, eles os homenagearam musicalmente. E no palco era um dos grupos com a postura mais alegre e que conseguiam trazer o público para si.

O blog dimiliduques coloca pra vocês o trabalho do Negritude Junior de 1993 intitulado É Natural. Um disco que saiu pela gravadora EMI e que alçou o grupo para o estrelato. A gravadora grande além de experiência em divulgação,  tinha condições de contratar um staff para a produção com músicos e produtores de qualidade, além de por a disposição um bom estúdio. Repertório e compositores de primeira como, Noca da Portela, Delcio Luiz, Acyr Marques, Chiquinho dos Santos e outros.  Nos arranjos Maestro Jobam e  Jota Moraes que também tocou teclados, no  surdo Gordinho, bateria Jorge Gomes, baixo Bororó, violão de 6 e 7 Edmilson Capelupi, cavaquinho Wagninho, flauta Vinicius Dorin, trumpete Nahor Gomes  ,  repique Netinho, tantã Claudinho, pandeiro Ari, percussão Feijão, ganzá Esguleba e outros. Então não deu outra, sucesso!. A música de trabalho foi a Conto de Fadas, mas no disco também fizeram estrondo,  Timidez, Tem Dó, É Natural, Novo Amor, Crianças e outras. Na época o álbum teve vendagem de 100 mil cópias e  ganhou a certificação de disco de ouro. 
 
Os componentes do grupo em 93 eram: Feijão (percussão), Claudinho (tantã), Wagninho (cavaquinho), Chambourcy (teclados), Netinho (repique e voz), Lino (sax), Nenê (baixo) e Ari (pandeiro). Mas em 2000 depois que o vocalista Netinho saiu (ou foi convidado a se retirar), houve uma queda considerável na empatia com o grupo. Levando-se em consideração que na maioria das bandas a identidade com o vocalista é muito forte. Atualmente o Negritude ainda faz shows pelo Brasil, com quatro componentes da formação original,  Feijão, Nenê, Claudinho e Ari.

Clique na capa, tudo isso é natural...

http://www31.zippyshare.com/v/48915945/file.html


Nenhum comentário: