quarta-feira, 23 de abril de 2014

Um toque a mais, grande representante do pagode



Em 1991 nascia no Bairro do Limão, na zona Norte de São Paulo, o Grupo Um Toque a Mais.  O reduto em que mais tocavam era a baixada santista. Onde acompanhavam vários artistas tais como Almir Guineto , Jorge Aragão, Marquinhos Satã e outros. Desses artistas uma se tornou a madrinha do grupo, a cantora Eliana de Lima. Fizeram muito sucesso na “época de ouro do pagode” nos anos 90. Foi um dos primeiros grupos paulistas desse gênero a participar do Domingão do Faustão. Mas já se apresentaram em vários programas de TV tais como, Silvio Santos, Jô Soares, Raul Gil entre outros. 

Um dos maiores sucessos do grupo, é sem dúvida a música Vida Bandida que rolou nas paradas de todo o Brasil. Mas lançaram musicas que ficaram nas mentes e nos corações dos pagodeiros, tais como Marcas de Batom, Rainha da Inspiração, Por Este Amor Somente Eu (Fotografia) e Linda História de Amor. Tive a oportunidade de assistir a alguns shows do grupo. Formação clássica, com vocal de Luizinho, repique, reco, tantã, pandeiro, violão e cavaco e lógico uma banda de responsa no apoio, com teclados, percussão geral, bateria e baixo.  Um som bem bacana, na raça e com talento. Se não me engano eles foram o grupo da casa no Auge Bar, famoso na época como um do vários redutos do pagode paulista. 

O blog dimiliduques traz o primeiro LP do grupo que saiu em 1991 pela gravadora TNT Records intitulado Da Água Pro Vinho. Já começo elogiando a capa, preto e branco, estilo uma pauta musical onde os componentes são “as notas”. Composições de gente de peso, como Carica, Prateado, Douglas Sampa e Luzinho SP. Os arranjos foram de Reinaldo Chulapa, famoso contrabaixista entre os pagodeiros que no disco também tocou seu instrumento de origem. E na ficha técnica constam vários músicos bons; Biro do Cavaco logicamente no cavaco, violão de 7 com Edmilson Capelupi, violão de 6 e guitarra com Marcos Arcanjo, teclados de Ary Roland e na  bateria Osni. Na percussão além de músicos convidados os integrantes Vagner, Carlão, Beto e Luiz também deram sua palinha na caixinha, ganzá, repique de mão e pandeiro respectivamente. Temos congas com Mestre Dinho, no tamborim Nenê, no cobel/agogô Alvaro e no tantan /surdo Adilson A.N. A curiosidade é que na contracapa traz os apelidos dos compositores, mas no selo do LP tem os nomes verdadeiros e completos.




O grupo ainda faz seus shows esporadicamente nos redutos do samba. Tem sete álbuns gravados, já ganhou dois discos de ouro e atingiu a marca de quase um milhão de discos vendidos, lembrando que naquela época a pirataria praticamente inexistia e o vinil predominava.


Dê um toque a mais e clique na capa

http://www.4shared-china.com/rar/Nf77eOL4/Um_Toque_A_Mais_-__Da_gua_pro_.htm

 





Nenhum comentário: