sábado, 24 de maio de 2014

Sinta o batuque sensacional


Em 1986 na quadra da escola de samba Camisa Verde e Branco no bairro da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo surgia o grupo Sensação.  Apesar da rapaziada ser da Zona Norte, era ali o reduto que eles curtiam. Fizeram amizade e começaram a fazer um pagode para animar o Botequim do Camisa, se entrosaram mas ainda não tinham um nome. Até que alguém da galera perguntou como se chamava o grupo e como uma “sensação” citaram esse nome por acaso e acabou pegando.

A primeira gravação do grupo foi em 1991 na coletânea do Festival do Botequim do Camisa com as faixas Pé no Chão e Minha Sina. Participaram nesse mesmo ano da coletânea Mistura Fina com as músicas Na Estica e Procura-se Um Amor. Vale citar ainda a participação na coletânea Sambarylove em 1995, com a faixa Filhos da Noite. 

Mas foi em 1992 que surgiu a oportunidade de gravar o primeiro trabalho solo com o título de Mais Uma Paixão. Luizão da gravadora independente Chic Show/ Five Star bancou a aposta e não se arrependeu.  Um trabalho que mostrou bem a cara do Sensação. Boas composições de Carica (cavaco), Noca da Portela, Arlindo Cruz, Prateado, Luizinho SP, Adilson Bispo, Paquera, Chapinha e outros.

A voz inconfundível de Marquinhos (tamborim) e a retaguarda de primeira de Gazu (repique e rebolo), Cogumelo (complementos) , Reinaldinho (tantã), Miltinho (banjo) e João (pandeiro). Os arranjos ficaram a cargo de Jorge Cardoso e Prateado, que também tocou contrabaixo. E convidaram grandes feras como Rick e Paulo Bonfim na bateria, Lobão nos teclados, Lua violão de 6/7, Paulão no violão de 6, Esguleba nas congas, Miúdo no surdo e no coral Branca e Leila Monjardim.

O resultado foi um samba bem feito, onde venceram a falta de experiência na raça e no talento.  Músicas destaques? Esse é daqueles discos que, para quem gosta de pagode,  pode-se deixar rolar por inteiro. O grupo lançou 12 álbuns e os cinco primeiros eu considero ótimos; Mais Uma Paixão (1992), Canto Nacional (1994), Trem Brasil (1996), Pra Gente Se Encontrar de Novo (1997) e Brilho de Felicidade (1998). Atualmente o Sensação esta com novos integrantes, desde o começo fizeram parte e saíram Miltinho, Reinaldinho, Luizinho SP, João, Elton, Klebão, Marquinhos, Carica e Gazu. O único remanescente da formação original é o Cogumelo que continua com o grupo fazendo samba nos palcos da vida.
http://www14.zippyshare.com/v/28203282/file.html


Nenhum comentário: