sexta-feira, 22 de julho de 2016

Cor da Pele sem desengano

O Grupo Cor da Pele era o que chamávamos de primeiro Dream Team do pagode, um grupo formado com músicos experientes e com a sincera intenção de ser uma fábrica de hits, um dos TOPs. Porém nem sempre a receita do sucesso é de fácil acesso (rimou!), se fosse assim muitos a venderiam para programas de culinária. O grupo marcou época lançando dois CDs (1994/Paradoxx e 1996/BMG/RCA) e suas produções em estúdio eram de certa forma libertárias e feitas com o esmero e exigências de qualidade do músico e produtor Prateado, que também era um dos integrantes. 



Um dos riscos (calculados eu acho) que a carreira do grupo correu, além dos integrantes escolhidos a dedo e talentosos, tinha também o repertório, calcado em algumas regravações, swings e baladas, isso não abriu muito o leque para o chamado samba mais tradicional ou partido alto, mas era o estilo que imprimiram ao seu trabalho e seguiram a risca, não abrindo mão de sua identidade musical. 


Algumas letras continham um sarcasmo que poderia ser entendido por muitos com mau gosto, como as músicas O Chato (Bira Hawai/Luiz Antonio), Olha o Gordo (de 1994) e Caboclo Feio (Rick/Prateado), mas de certa forma eram experimentais, misturando sambalanço e black music. Outro ponto alto desse trabalho especificamente é a entrada do cantor Aldino, considerado por muitos do meio, um dos melhores vocalistas do pagode. O grupo teve com integrantes, entre idas e vindas e trocas de formação: Prateado, Rick Batera, Juninho, Luizão, Paulinho, Nenê da Timba, Marcos Arcanjo, Lobão Ramos e Carlinhos Gonzales.


Na música O Chato os caras tiveram a ousadia e cantaram no refrão: Chato! Chato Pra CARALHO! Muito Chato!... pagode revolucionando! O blog dimiliduques põe a disposição o segundo álbum gravado em 1996 pela BMG produzido por Wilson Prateado e Arnaldo Saccomani. Desse trabalho muitos sucessos radiofônicos como: Resumo da Felicidade (Carica/Prateado), Eu Te Amo (Carica/Prateado) e Desengano (Aldino/Paulinho). Mas eu citaria outras músicas também, como Vida (Aldino/Paulinho), O Chato (Bira Hawai/Luiz Antonio), Me Leva Daqui (Aldino/Paulinho), Ilha da Felicidade (Carica/Prateado), Preciso Desse Amor (Prateado) e a regravação de Outra Viagem (Prateado e Fernando Paz) sucesso com o grupo Só Preto Sem Preconceito. O grupo se desfez em meados de 98 deixando o sucesso Desengano pra sempre guardado nas lembranças e muito respeito por onde passou.


Clique na capa abaixo e deixe de ser chato pra caralho! rs







Nenhum comentário: