quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Banda Raça Negra em indie rock



Não tem muito o que falar quando se ouve  (e se ) os argumentos de Jorge Wagner,  jornalista e idealizador do projeto Jeito Felindie. Trata-se de uma compilação de várias bandas brasileiras de indie-rock, numa releitura de músicas da Banda Raça Negra. Inusitado e criativo. Participaram do projeto, Lulina, Hidrocor, Letuce, Orquestra Super Popular, Radioviernes... entre outros. E dentre as opções de hits da banda, os escolhidos foram por exemplo Cigana, Jeito Felino, É Tarde Demais, Te Quero Comigo e Cheia de Manias.

É evidente  que o pagode dos anos 90 fez parte da infância/adolescência de muitas pessoas e lembranças afetivas vem a tona com algumas melodias. Mesmo o mais ardoroso rockeiro/metaleiro ouviu indiretamente os sucessos de grupos como o próprio Raça Negra, Só Pra Contrariar, Katinguelê,  Malícia, Cravo e Canela, Raça, Art Popular, Os Morenos e por aí vai. Mesmo que fosse para criticar , menosprezar ou “bullynar” os pagodeiros.  E eles (os pagodeiros) estavam em todo lugar, como uma praga musical (no bom sentido), invadiam os lares por ondas radiofônicas e televisivas. Eles queriam se divertir e divertir o público (ok faturar um qualquer também fez parte de alguns mais afoitos). Mas a música, mesmo sendo simples e kitsch em alguns casos, era pop na essência. Pense nuns solos e sons de teclados que adentravam sua alma, e não era Kraftwerk, Joy Division e nem New Order poderia ser a turma do grupo Soweto ou do Molejo na área.  A coletânea me fez lembrar também o pagodeversion, onde o publicitário Tulio Bragança gravou e postou no youtube, versões em inglês de hits do pagode como Marrom Bombom (Brown Goodgood) e Caçamba (Bring the  Caçamba).



A periferia se apropriou disso e muitos daqueles pagodeiros se tornaram músicos, mudaram de vida e seguem vivendo de música até hoje. Quer cultura melhor do que a musical para ter preenchido o tempo e a cabeça dos adolescentes daquela época? Todo o ingrediente do mainstream de bandas pops foi vívido no movimento do pagode. Bandas consideradas undergrounds que não se “vendiam” em troca de uma poesia nas letras, grupos ultra pops que para entreter e vender discos faziam extravagâncias mil (tipo rebolar até o chão, fazer um pagode infantil- vide pimpolho e amarelinha- usar roupas iguais, figurinos brilhantes/coloridos ou usar como adereço os óculos na cabeça). 


A estrada encontra parâmetros com histórias de bandas de outros estilos, por exemplo; início conturbado e difícil de qualquer um que quer viver de música (principalmente no Brasil). Bares vazios, caindo aos pedaços, condições de som péssimas, em morros, no meio de favelas, em bairros chiques também (porquê não?), em inauguração de bocadas, festas beneficentes, quermesses, quiosques na praia, festas em colégios, aniversários , fim de ano de empresas, não importava, chamavam os pagodeiros eles estavam sempre prontos para tirarem sua onda.


E o ritmo viveu seu apogeu e queda com cenas e fatos para se por de igual para igual a qualquer banda independente de Londres. Empresários tresloucados, oportunistas e charlatões  estavam como lobos à espreita com promessas de festivais e faixas em CDs que às vezes nunca saiam. Rivalidade entre grupos, até que existia mas era algo velado e relegado aos bastidores. O que ocorria era mais o olhar meio torto de alguns sambistas tradicionais, mas a música, o mais importante estava sempre lá de fundo. Tempos depois li depoimentos de pessoas importantes do samba, como Leci Brandão, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho que disseram não ser contra os grupos de pagode ou a música que fazem, respeitando e até reconhecendo que indiretamente um pequeno espaço foi aberto por eles. Não se esqueçam de que a maioria desses grupos de pagode os tinha como exemplos e ídolos (incluindo Fundo de Quintal como um dos maiores).  


Lançado em 2012, Jeito Felindie foi produzido e organizado pelo jornalista Jorge Wagner e divulgado (abraçado) pelo site Fita Bruta, onde se pode baixar o trabalho (aqui).  Uma justa homenagem a Banda Raça Negra que indiretamente abriu corações e mentes, embalando desde o mauricinho, o favelado , os manos, os alternativos etc... E o importante é que trataram as releituras com seriedade, nada de avacalhar ou tripudiar sobre as músicas da Banda. Acho até que a coletânea levanta, mesmo que de forma minimizada, a questão do preconceito que o pagode sofreu durante anos. Para alguns é difícil deixar a vergonha de lado e assumir que foi atingido pelo samba/pagode do Raça Negra, que como disse minha mãe Dona Dina, refrões grudavam que nem chiclete. Seja um simples pagodeiro, cult ou da “patrulha do bom gosto”. Clique na capa, ouça e tire suas conclusões.


   http://www.mediafire.com/download/iya6w5wes1ug391/V%C3%A1rios+Artistas+-+Fita+Bruta+-+Jeito+Felindie+%5BUm+Tributo+ao+Ra%C3%A7a+Negra%5D.rar



Nenhum comentário: