quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Só se for Sem Compromisso



Aqui está um grupo que era sem frescura, pagode na cara e na vontade. Sem Compromisso mas compromissado com a música e com o público. A empatia do grupo sedava por não forçar a simpatia, se é que me entende. Vou explicar, a formação (a primeira e original)  tinha em seu quadro pessoas interessadas em tocar, em fazer música. Não se focavam em figurinos, em rebolar, em ter gente com “rostinho bonito”, branquinho, pretinho, novinho ou coroa não interessava essa parte.

E o começo foi em Itaquera, Zona Leste de São Paulo no ano de 1986. Após os jogos do time de várzea chamado Bom Gole F.C. os amigos se juntavam para fazer a batucada. Mas o grupo ainda não tinha nome até que Maurão soltou a frase “só toco se for sem compromisso” o batismo estava feito, sem querer. E de tanto tocar, a experiência e afinação foram chegando juntamente com os elogios do público. Graças aos contatos de Marcão e Maurão o grupo começou a tocar em vários bares e locais em São Paulo. Até que em 1992 lançaram duas faixas na coletânea da Zimbabwe chamada Pagode de Primeira vol 1, com as músicas Tributo a Paulicéia e o uma que se tornou hit nos pagodes , Pura Vaidade. No ano de 1994 lançaram seu primeiro solo intitulado Parte Desse Jogo também pela Zimbabwe Records. Não poderia deixar de citar o contexto.  Na década de 90 o pagode romântico estava em alta e grupos como Só Pra Contrariar, Negritude Jr. , Raça Negra por exemplo, vendiam discos igual água.

Até o ano de 2001 a formação do grupo era Marcão (violão), Maurão (surdo), Chiquinho (reco-reco), Elton Pizzinha (tantã), Zé Pretinho (repique), Dymy (percussão), Fabinho (pandeiro) e Marcelinho (cavaco/vocal).  Depois de 2001 as coisas começaram a se desgastar internamente, houve um racha e o grupo se desfez. Mas Marcelinho era o dono da marca e do nome Sem Compromisso. Com isso foi formado um novo grupo, somente com Marcelinho da formação original, que deu certo. Já que o vocal (que na minha opinião muitas vezes é a identidade do grupo) permaneceu, assim como os grandes sucessos acompanharam a nova formação (ficou até fácil durante um tempo).  Entraram Bigú (percussão), Andrezinho (percussão), Diego (violão) e André (cavaquinho). Só um detalhezinho, que o André saiu recentemente para comandar o cavaco no grupo Deu Samba na Cabeça e em seu lugar entrou Ney. 

A gravação  do DVD em Recife-PE em 2006 com a nova formação foi importante pois provou que o grupo ainda tinha lenha pra queimar. Quer dizer o nome é muito forte e até hoje se falam que o grupo Sem Compromisso estará em algum local (hoje em dia mais modestos e pequenos) o público vai. Lançaram oito álbuns e um DVD  (gravado no Recife-PE). Parte Desse Jogo (1994/Zimbabwe Records), Pra Ficar (1996/RDS/Zimbabwe), Felicidade Escondida (1997/RDS/Zimbabwe), Assim é o Nosso Jeito (1998/WEA), A Toa Pra Te Amar (2000/WEA), Ao Vivo (2001/WEA), Tá Escrito (2003/Atração Fonográfica), Meu Nome é Samba (2008/Zaid Records), Sem Compromisso (2012/Radar). 

Estão nos planos do grupo a gravação de um segundo DVD e um CD com produção de Diego Honorato violonista e integrante do grupo. O CD tem previsão para se chamar Ferro e Fogo tem a participação técnica de Leandro Lehart e a volta do pandeirista Fabinho que fez parte da formação original do Sem Compromisso.

O Blog dimiliduques deixa de aperitivo o primeiro trabalho do grupo, Parte Desse Jogo,  gravado em 1994 pela Zimbabwe Records. Teve a produção e arranjos de Maestro Jobam e o apoio de Luiz Carlos da banda Raça Negra. Nesse álbum muitas músicas se destacaram, Mariana Parte Minha (Papapacaça/Salgadinho), Parte Desse Jogo (Chiquinho dos Santos/Fábio), Divã (Marcelinho/Zé Pretinho/Elton/Chiquinho), Súplica Paixão (Marcelinho / Maurão/Pizzinha) e Pura Vaidade (Osvaldo Babão/Silvia Poeta/Zé Nivio). 

Clique na capa, mas sem compromisso



http://www32.zippyshare.com/v/14470518/file.html




Nenhum comentário: