segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Os mistérios do Cravo e Canela



Informações desencontradas, pistas obscuras, fatos ocultados, datas imprecisas, parece filme policial mas é sobre um grupo de samba/pagode/suingue que estou falando. O grupo Cravo e Canela e desde já dou minha pequena contribuição, mas as fontes não foram ouvidas, por isso me baseio em conversas, reportagens e outros escritos na internet. 

Vamos lá, oficialmente o grupo começou no bairro da Barra Funda em São Paulo capital,  em 1981.  A primeira gravação foi no começo de 1985, um compacto simples com as músicas Lamento Nega e Tereza Raquel. Mas tem um mistério, por exemplo, existiu mais um grupo Cravo e Canela que lançou em 1977 um disco com o título Preço de Cada Um (aqui). Seria o mesmo grupo ou mera coincidência? Uns dizem que o disco mencionado é o mesmo grupo com a formação modificada, outros dizem se tratar de outro grupo sem ligação nenhuma com o conhecido Cravo e Canela... enfim dou  minha opinião para tentar elucidar essa história. Nenhum dos componentes do Cravo e Canela paulista aparece na capa de 1977, difícil uma mudança de formação tão radical assim. Nem nas composições ou ficha técnica se tem alguma pista de participação indireta de algum deles. Tudo indica tratar-se de outro grupo, pois esse de 1977 é oriundo do Rio de Janeiro.  E tem também o dado oficial de que grupo Cravo e Canela de São Paulo começou suas atividades em 1981. 
  
Retomando, eles lançaram um total de seis álbuns e dois compactos simples. Porém nas pesquisas as datas não são tão confiáveis, já que em alguns lugares elas divergiam entre si. Mas intuitivamente coloco os compactos : Lamento Nega / Tereza Raquel (1985) ,Sinais e Ideais / Apoteose do Samba  (1987). LPs/CDs : Cravo e Canela (1985), Made In Sampa (1989), Sabor de Paz (1993), Coisa Boa Demais (1994), Novidades e Reprises (1996) e Baseados em Fatos Reais (1998). Aqui outra surpresa, o álbum Novidades e Reprises existe em duas versões, uma no formato de LP de 1991 (aqui) e CD em 1996 (aqui), detalhe: algumas músicas que tem no primeiro não aparecem no segundo... confuso não?. 

O grupo ficou super conhecido entre 1993/1994 com a música Lá Vem o Negão, aquela do refrão “Lá vem o negão, cheio de paixão, te catar, te catar, te catar, querendo ganhar todas menininhas, nem coroa ele perdoa nãããõ” essa é uma composição do sambista Zelão. Essa música saiu no LP Sabor de Paz da Zimbabwe Records que ganhou disco de ouro e de platina. O grupo levava um samba mais puxado para o samba rock e swing. Gravaram algumas joias raras no estilo como as músicas; Manda o Seu Namorado Embora, Apoteose do Samba, Nega de Canecalon e Gato com Pato.   Não podia deixar de citar a balada Tereza Raquel que rolava bastante nos bailes e no rádio, principalmente nos programas Black de São Paulo.

O blog dimiliduques coloca a disposição o compacto e o LP ambos de 1985 (tem em comum a mesma gravação da faixa Tereza Raquel). Os arranjos do LP ficaram a cargo de Eduardo Assad e foi gravado em São Bernardo do Campo-SP no estúdio Copacabana. A gravadora é Som/Copacabana e outra curiosidade é que na contracapa tem um agradecimento a equipe de som Chic Show. 

Já o compacto teve arranjos do próprio grupo que também tocou em estúdio.  Fizeram parte da formação do grupo Nenê da Timba (percussão), Chiquinho (pandeiro), Mel, Luiz Carlos,  Marinho Ribeiro (violão), Carlinhos Leite (violão), Junior (guitarra) e Joel (reco-reco). Sei que há poucos dados para um grupo de sucesso, mas como dizem: é o que há para o momento, conforme informações eu achar (se as achar) vou atualizando. A última aparição do grupo foi num programa da rede Record de televisão no quadro Por Onde Anda?. Onde revelaram entre outras coisas, as profissões que cada um seguiu após fim do grupo. Dessa reunião dos ex componentes para a gravação do programa surgiu a ideia de voltar aos palcos, será que acontece?


 Clique na capa e adicione cravo e canela

http://www23.zippyshare.com/v/18966/file.html







Nenhum comentário: