Os festivais de pagode e samba!
quanta adrenalina! Amizades, casais de namorados, jurados, músicos, idealizadores, críticos, enfim... Como a década de
90 foi o auge do pagode e o número de grupos iniciantes era alto, esse
filão dos festivais foi uma maneira de dar oportunidades a eles (e também de faturar uma grana para alguns). Muita história por aí, desde aqueles festivais pequenos até os de grande repercussão. A maioria dava direito a gravação de uma faixa num LP/CD coletânea e outros ofereciam troféus e prêmios em dinheiro. Sei de festivais que prometeram desde Perua Kombi a micro ônibus (veja bem, prometeram). Infelizmente alguns festivais tinham por trás pessoas oportunistas que arrecadavam o dinheiro da rapaziada e davam no pé.
Os grupos participantes eram meio que obrigados a vender uma cota de
convites para cobrir "os custos técnicos" da festa. Então era hora da família,
amigos, namoradas, enfim o bairro, se juntar para dar uma força aos garotos (a maioria
na época eram grupos formados por garotos de 15 a 18 anos). Alugar os famosos “busões”
e assim os convites eram vendidos rapidamente. Além da parte de inscrição, dinheiro,
convites, o grupo ficava também responsável pela parte de ensaiar o repertório, escolher a música
inédita a ser apresentada no festival, os figurinos, horários e outros
detalhes.
Lembro de alguns festivais digamos de pequeno porte, como os do Recado's Bar, Auge Bar, Podium, Varandas Bar. E outros ótimos e respeitados festivais nesse época como os da choperia Só Pra Contrariar, JB Sambar, Sambarylove, Barracão de Zinco, Tio Sam Club. Além das casas de shows, a emissoras de rádio vez ou outra faziam seus festivais como os das emissoras105 FM , Tropical e Transcontinental FM. E também as escolas de samba tinham os seus festivais como os do Boutequim do Camisa Verde e Branco. Nesse formato, um dos primeiros festivais que tive contato e tinha o pagode como protagonista , foi o da Rádio Manchete em junho de 1987, que lançou o grupo Chora Menino e Royce do Cavaco.
Lembro de alguns festivais digamos de pequeno porte, como os do Recado's Bar, Auge Bar, Podium, Varandas Bar. E outros ótimos e respeitados festivais nesse época como os da choperia Só Pra Contrariar, JB Sambar, Sambarylove, Barracão de Zinco, Tio Sam Club. Além das casas de shows, a emissoras de rádio vez ou outra faziam seus festivais como os das emissoras105 FM , Tropical e Transcontinental FM. E também as escolas de samba tinham os seus festivais como os do Boutequim do Camisa Verde e Branco. Nesse formato, um dos primeiros festivais que tive contato e tinha o pagode como protagonista , foi o da Rádio Manchete em junho de 1987, que lançou o grupo Chora Menino e Royce do Cavaco.
Hoje o blog dimiliduques fala do
festival do Choppapo, muito querido e respeitado na época. Idealização do Sr.
Augusto que era o dono da choperia e casa de shows situada em São Bernardo do Campo-SP. Esse
festival aconteceu entre 1990 / 1991 e foi a porta de entrada para vários artistas
e grupos bons que despontaram no cenário nacional. Por exemplo Exaltasamba,
Katinguelê, Pé de Moleque e Israel do Carmo. No caso de Eliana de Lima e Mauro
Diniz participaram da coletânea como convidados. Do festival participaram ainda
Juliana (ex-Toca do Coelho), Mãozinha, Carlão Maneiro, os grupos Geração, Samba de Mesa , Brisa da
Manhã e Divinos do Samba.
Foi uma festa de ótima
repercussão e divulgação em São Paulo e ABC, ficaram famosos os pagodes da quinta-feira e
de domingo do Choppapo. A organização levou a sério o lado musical da coisa. E chamaram para auxiliar na produção Moisés da Rocha e
os arranjadores foram Mauro Diniz e o Maestro Jobam. No estúdio Transamérica no
Rio de Janeiro participaram das gravações os músicos Lobão Ramos e Leandro Braga (teclados MX7 e Korg M1),
Vicente (cavaco), Paulinho Bonfim (bateria), Felipe (surdo e congas), Macalé (pandeiro),
Jorge Simas (violão de 6/7 cordas), Mauro Diniz (cavaco introdução e banjo), Adilson Victor (contra-baixo), Marcelinho (tantã/repique de mão) e Ronaldo Batera (repique de anel).
O festival conseguiu emplacar
algumas musicas nas melhores rádios de São Paulo, por isso cresceu em
importância. Outro detalhe era que possuía um selo próprio a Choppapo Discos e
Fitas. Por exemplo, fizeram sucesso no rádio e nas rodas de pagode as faixas; Doce
Sabor (Jady) - Grupo Katinguelê, Carente
de Paz (Rogerinho/Helder Celso)-Grupo Pé de Moleque, Deixa Como Está (Juninho/Niltão
e Dal) - Grupo Exaltasamba, Te Tudo (Faéti/Eldon)
– Juliana, Nega Tetê (Mãozinha) – Mãozinha, Sonhei e Acordei (Cleo Galante) –
Eliana de Lima com Mauro Diniz e Bons Momentos (Jorge Luiz) – Grupo Samba de
Mesa.
Depois em 1994 o Choppapo lançou
o volume 2 da coletânea onde novamente o Katinguelê entrou com uma música
(Primavera e Nós Dois) e o Pixote ficou em segundo lugar ainda com o nome de
Revelação do Samba, não gravaram porque receberam uma proposta melhor para duas
faixas da gravadora Zimbabwe. Mas isso é história para outra postagem
dimiliduques.
Clique nos links e bom download
http://www.4shared.com/…/Dj…/1991_-_Choppapo__1_Fest__I.html?
http://www.4shared.com/…/1…/1991_-_Choppapo__1_Fest__II.html?
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