terça-feira, 17 de março de 2015

Pagode e praia combinação natural



O Grupo Matéria Prima é oriundo de São Vicente, baixada santista em São Paulo. Começaram a tocar pelos points praianos no começo dos anos 90. Já em 1993 lançaram um LP independente intitulado Perfeita União, onde algumas músicas tocaram nas rádios do litoral, conquistando inicialmente o público local. Como a recepção a esse trabalho foi bastante positiva , eles conseguiram assinar um contrato com uma gravadora para um outro álbum.
O blog dimiliduques põe a disposição o trabalho de 1994, Malícia em Seu Olhar. Lançado pela gravadora Zimbabwe Records, foi um disco de muito sucesso. Conseguiu difundir o grupo não só em São Paulo e Rio mas por todo o Brasil. E com certeza foi em razão das músicas Musa da Praia, É Pra Valer, O Teu Olhar  e principalmente do hit romântico Malícia em Teu Olhar. Curiosidade é que a faixa Batom (Ricardo Peres) só saiu na edição do CD.
 A produção ficou a cargo de Bira Hawai com arranjos do baixista João Marcos. Participaram das gravações os músicos Marcelo Réa (guitarra), Marcelo Lombardo (cavaco), Eduardo neto (teclados), Gerson Araujo (sax alto / flauta), Andrezinho (surdo), Freddy ( congas, tamborins, tantan, reco-reco), Adriano (repique de mão, congas, tamborim), Rogerio Torto (bateria),Adriana Dre (coral) entre outros ...  

Nas composições temos bons nomes como Wagner Bastos, Lourenço, Charles André, Beto Corrêa, Adalto Magalha,  Paulo Malacaxeta, Don Benê e Luiz Menino.  O grupo era formado por um bom vocalista, o Hugo, acompanhado por Daniel Daniels (baixo), Mauro (tantan/timbales), Paquito (teclados), Adriano (percussão), Marco Faria (guitarra e violão), Robinho (cavaco ) Rogério Torto (bateria). 

A exemplo do Negritude Jr. o grupo tinha sua banda nos próprios componentes, algo dificílimo de acontecer hoje em dia.  E seguia a mesma linha pagodeira das roupas iguais e penteados extravagantes. Por isso que o pagode foi sucesso popular, a maioria dos garotos não tinha noção de estética e muito menos os empresários (raras algumas exceções).  Mas era isso o popular, a alegria do povo, o “improvisation”, a raça e a vontade. Fazendo uma comparação hoje, os Inimigos da HP se porta mais ou menos como o Matéria Prima (na minha opinião e pelos shows que vi) pela agitação e até no estilo musical.  O grupo ainda gravou em 1996 o CD Mais Uma Vez (Zimbabwe Records) com produção de Netinho do Negritude e em 1998 o CD Amor a Primeira Vista (EMI-Odeon).
Agradecimentos a comunidade no facebook bandeira do samba.

Clique sem malícia e baixe

http://www.mediafire.com/download/cy9d2yyne2nf405/1994+-+Malicia+em+Seu+Olhar.zip

Nenhum comentário: