segunda-feira, 25 de maio de 2015

Clave de Azes pagode campineiro, paulista na área



O Grupo Clave de Azes surgiu em Campinas-SP pelos lados dos bairros Vila Teixeira e Jardim Eulina, em agosto de 1990. Encabeçado pelo cavaquinhista, compositor e vocalista Markinhos Sgt, pelo pandeirista Dólar, o tantan Charutinho e o batera Fumaça. O nome do grupo surgiu da inversão de Azes da Clave, na época um filme fazia muito sucesso que era Ases Indomáveis, então resolveram colocar Clave de Azes. 

E o engraçado é que a voz do Markinhos não é o que se pode dizer de um vozeirão, tinha um timbre diferente de tudo até então na época, meio anasalado, que alcançava bons agudos/graves e bem afinado. Mas recaio em aquilo que já comentei em outras postagens, a tal da identidade, com seu modo de cantar ele conseguiu imprimir o seu jeito nas canções, isso foi e é essencial.

Eles gravaram a primeira vez no festival que tinha apoio da 105 FM, em meio a mais de duzentos grupos inscritos eles ficaram entre o dez melhores. Que tiveram como prêmio a gravação de uma faixa na coletânea Samba Bom Demais, saiu pela gravadora Kaskata’s Records em 1993. A música era a Condor, foi um sucesso, até hoje é muito tocada nas festas e rodas de pagode. 

Em 1994 o grupo gravou seu trabalho solo pela gravadora Chic Show Five Star, intitulado Vôo dos Pássaros.  Alias esse tema das aves é muito recorrente nas composições de Marquinhos Sgt, a exemplo de Condor (Markinho Sgt), Albatroz e Colibri, ele mesmo um dia explicou  que a simbologia disso é a liberdade, essencial a todas as pessoas.

Destaque para as faixas Colibri (Markinhos Sgt), Paixão (Markinhos Sgt, Charutinho, Osni), Sonhar (Markinhos Sgt, Charutinho, Mingo), Lápis de Cor (Papacaça, Salgadinho) e Garoa Marcante (Markinhos Sgt). 

O trabalho foi arranjado por Prateado e Lobão Ramos. E além dos componentes do prórpio grupo, teve a participação dos músicos em estúdio, como Lua (violão), Tuta (surdo), Prateado (baixo), Lobão (teclados) e Mônica, Marcia (coral).
O Clave de Azes ainda faz algumas apresentações esporádicas, na turnê 2013/2014 a formação contava com Markinhos Sgt (cavaco/voz), Borão (tantan), Paulinho Tranka (percussão), Pampa (banjo) e Odair Roncatto (pandeiro).

Clique na capa e voe como os pássaros



 
http://minhateca.com.br/celo.sc/Pagode+e+Samba/Clave+de+Azes+-+Voo+dos+Passaros,396593810.rar(archive)



Nenhum comentário: