quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Exporta Samba e sua reunião de bacana



Relembro da primeira vez que vi a capa do LP Reunião de Bacana do grupo Exporta Samba na casa do DJ Lili que tinha uma equipe de som, acho que era a Brothers Som  ou algo do tipo. A capa estava lá estilosa naquelas caixas de feira, cresci o “zóio”. Viajei na ideia malandra, bom veja com seus próprios olhos.  Vale até citar o nome do responsável, coordenador da capa Elton Carvalho. Eles seguiram essa linha em outra capa também, a do LP Gabinete do Partido Alto lançado em 1981.

Musicalmente o disco Reunião de Bacana é uma pedrada, muito bom, com arranjos certeiros, batucada redonda, coral idem. E é recheado de músicas legais, já abre com Mole Que Nem Manteiga (Bidi) , com participação de Almir Guineto. Tem também Caboclo Porrete (G.Martins) do refrão grudento “macumba assim nunca vi , deixa a polícia saber...”.  Tem também a faixa Voltar a Paz (Sereno) que também foi gravada pelo Fundo de Quintal.  E as duas faixas que são um caso de polícia literalmente... Mato Queimado (Everaldo da Viola) que é um samba estilo Bezerra da Silva e Reunião de Bacana (Ary do Cavaco/Bebeto São João) e a sua chamada clássica “...se gritar pega ladrão!...” . Aliás eles participaram do Festival MPB Shell em 1980 com essa  música.  Só por essas faixas citadas o disco já vale muito.


O grupo é do Rio de Janeiro e data de 1969, gravaram o primeiro trabalho, Reunião de Bacana, em 1980 pela Kelo Music/K-Tel. A produção foi de Gabriel O’Meara com a ajuda de ninguém nada menos que ..Milton Manhães, nos famosos estúdios da Transamérica.  O Exporta Samba na época dessa gravação era formado por Betão no surdo, Beijoca no vocal e reco-reco, Serginho vocal e agogô, Beto Jards no pandeiro, Ratinho no cavaco e Joel no tamborim. Uma das figuras mais conhecidas do grupo era sem dúvida nenhuma o cavaquinhista e compositor Ratinho, um sambista talentoso e muito respeitado pelos bambas. Nas noites do Teatro Opinião chegaram a acompanharam grandes mestres como Clementina de Jesus, Martinho da Vila, Candeia, Cartola, Roberto Ribeiro, Dona Ivone Lara, João Nogueira e outros mais.

Desse disco, Reunião de Bacana, participaram das gravações dividindo os vocais na faixa Disputa de Crioulo,  Beto Sem Braço e na faixa Deixa Amanhecer, Rubens da Mangueira. Outros músicos que também participaram foram: Arranjos de Ivan Paulo, Jorge Corrêa na “regimentação” (sic como esta na ficha técnica), Gaguinho e Rubens no coro (sic), Almir Guineto coro e tamborim, “Birani” (aqui um adendo, erraram a grafia do nome do Ubirani) no repique e caixinha, Claumir no ganzá, Armando na tumba, Mauro no Tan Tan, Valmir cavaco, Aldo no baixo, Helio Capucci violão de 6, Rafael violão de 7, Pezão percussão geral e Théo na bateria. 

Eles lançaram ainda mais três LPs, um compacto e dois CDs, são eles: Gabinete do Partido Alto (1981/Kelo Music/K-Tel),  Xodó de Madureira e Barco da Esperança (compacto 1982/Copacabana), Lotação Esgotada (1982 /Copacabana), Valeu a Experiência (1987/Copacabana), Exporta Samba (em CD 1993/CID) e 40 Anos de Exporta Samba – Uma Reunião de Bacanas (2010/Gravadora Guitarra Brasileira). 

Exporte para você, clique na capa


http://www.mediafire.com/download/87gvvqk8eios2qj/Exporta+Samba+reuni%C3%A3o+de+bacana+1980+by+tchelo.rar


 

Nenhum comentário: