sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Novos Crioulos na paz do swing



Os Novos Crioulos, poxa a única música que eu conhecia dos caras era o samba rock Samba da União, que é muito boa. Aliás essa música foi regravada pelos próprios nesse  CD de 1993 que o  blog dimiliduques vai deixar pra vocês. Porém com uma roupagem um pouco diferente, prefiro a original, mas é questão de gosto.  Eles a lançaram primeiramente no LP com o nome de Os Novos Crioulos em 1976 e a gravadora se chamava Pirata. 

O grupo é de São Paulo, numa foto deles prestei atenção numa inscrição que dizia "Moca" , bem na cuíca do Clovis Salvador, aí pensei ser o bairro da zona Leste. Apesar das poucas informações sobre eles, descobri que eles são na verdade do bairro da Casa Verde , zona Norte de São Paulo.

Outros detalhes que eu achei foi lendo a contracapa do raro LP de 1976, onde um prefácio assinado pelo diretor artístico e empresário  Abelardo Figueiredo, tece elogios ao grupo. Por lá também sabe-se que eles se apresentaram durante um bom tempo na casa de shows O Beco na Rua Bela Cintra nº 317 no bairro da Consolação.  Mas é só. Uma pena não ter nenhum registro acessível, mas se algum dia achar eu conto a história dos caras. 

Vamos falar do CD gravado por eles em 1993 chamado Prenúncio da Paz pela gravadora TNT Records. A coincidência legal; o arranjador desse trabalho foi o baixista Reinaldo Chulapa, que esta citado no post anterior que fiz sobre a banda Sambasonics.  Um disco swingado e com um coral bem redondinho, lembrando um pouco a pegada dos Originais do Samba.  Destaco a faixa que abre o disco Vanessa (Maurinho da Mazzei/ Joãozinho Carnavalesco), Nas Praias do Guarujá (José Luiz/Barbosa) e a regravação do Samba da União (Clóvis Salvador/Moacir Gonçalves).  Nas composições tem outros nomes como, Santaninha, Rubens Gordinho, Luiz Carlos Muniz , Zeca Sereno. Nesse disco não achei descrita a formação atual do grupo, mas vou colocar a formação clássica de 1976: Clovis Salvador (Xoxão) cuíca, Luiz Venâncio (Zulu) surdo, Celso Rubens Soares (Aranha) tamborim, Claudio Xavier de Moura (Chão Preto) pandeiro, Claudio Roberto Pinto da Costa (Louzinha?) tumbadora e José Luiz da Silva (Zizo) no reco-reco. Reparem que eles não tinham componentes para instrumento de cordas, somente percussão, muito interessante, provavelmente quem na época fazia essa parte era o Pedro Ivo (baixo) , Carlos Silva (cavaco) e Moacir Gonçalves Filho (violão). 

Os músicos que participaram das gravações do trabalho da década de 90 foram; Edmilson Capelupi no violão de 7, Reinaldo Chulapa contra baixo, Lito Figueroa nos teclados, Marcos Arcanjo violão de 6 e guitarra, Ferrugem cavaco e banjo, Pimpa na bateria, Carlinhos Gonzales/Renato Pomba Gira no surdo e percussão e no coral Novos Crioulos, Tiana e Vera. 

Agradecimentos ao Sandro de Almeida Silva (Comunidade bandeira do samba no Facebook) por ter conseguido esta pérola pra gente.

Foto do grupo retirada do blog http://clovissalvador.blogspot.com.br/

Clique de novo crioulo na capa


http://www.mediafire.com/download/8028n2la9msgige/Novos+Crioulos+%281993%29+-+Prenuncio+da+Paz.rar


Nenhum comentário: