sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A Tulipa Negra do Samba: Bernadete

Bernadete eis um nome que chama a atenção; é derivado de Bernardo? enfim o caso aqui não é a origem do nome mas a musicalidade. Pois é Bernadete (sem o “R”) e eu pensava erroneamente que a pronúncia era BernaRdete. Ela teve seu início como interprete em meados da década de 80 na Escola de samba Império Lapeano, na Vila Leopoldina em São Paulo. A cantora tem o carinhoso apelido de Tulipa Negra do Samba, em 1990 ensaiou no Unidos do Peruche, pois a intérprete oficial, Eliana de Lima estava gravida e Bernadete iria ficar ali acompanhando-a e caso necessário a cobriria. 

Mas foi no carnaval de 1991 que teve sua melhor chance, já que Eliana havia dado a luz a sua filha bem no dia do desfile. Assim Bernadete além de ter interpretado o sugestivo samba enredo de 1991 “Quem não arrisca não petisca”, ela foi uma das primeiras mulheres a cantar no Sambódromo do Anhembi ganhando nesse ano o Estandarte de Ouro como melhor interprete. Ficou nesse posto no Peruche até 1993 e no ano seguinte foi para a Escola de Samba Barroca Zona Sul e 1995 foi para a Império da Casa Verde.

Foi convidada por Gleides Xavier e Bene Alves para participar em 1991, da coletânea da Band FM pela gravadora RGE, chamada Band Brasil 3, com a faixa Farsa do Amor (Benê Alves). E em 1994 na mesma coletânea no volume 4, participou com outros artistas da musica Tudo Por Uma Criança (Benê Alves).

Seu trabalho solo intitulado Jogo da Vida, saiu em 1992 pela gravadora independente Chic Show/Five Star. Importante frisar aqui que as fotos da capa foram feitas por um dos mais requisitados fotógrafos da indústria fonográfica, Aki Morechita (1934-1998). O trabalho teve os arranjos musicais do Maestro Jobam (que também tocou violão) e no time de músicos convidados: Mario Testoni (teclados), Biro do Cavaco (cavaco e banjo), Breno Katinguelê (violão de 7 cordas), Fabio Canela (baixo), Toca Martins (bateria), Fredy (percussão geral e surdo), Brucutu (congas), Laércio da costa (percussão geral), Mokita (pandeiro) e Naná , Nenê e Rubem (coral). Os arranjos são simples mas bem tocados, aquela tríade que fez muito sucesso com teclado, baixo e bateria. Destaco as músicas Jogo da Vida (Silva e Marinheiro), Promessas (Silva e Marinheiro), Eu Quero (Dhema e Itamaraka), Mudança (Boca Nervosa) e o partido Facho de Luz (Zeca Sereno).

A cantora Bernadete ainda continua fazendo seus shows, participando de homenagens e projetos musicais como o Mosaico da TV Cultura onde participou do programa A Arte de Dona Ivone Lara. 


Clique na capa e escute



Nenhum comentário: