quinta-feira, 28 de julho de 2016

Pagode 2000 do Recado's Bar



A história desse CD remonta 1997, aqueles festivais de pagode que pipocavam pela cidade de São Paulo no seu auge. Uns eram nitidamente para arrecadar dinheiro para o organizador, outros poucos tinham certa intenção de caça talentos. Um desses festivais aconteceu no Recado´s Bar, ficava em Diadema próximo ao terminal de ônibus e seu dono era o Silvino Moura. O grupo o qual eu fazia parte, Samba Primazia, foi disputar essa contenda para tentarmos gravar uma faixa no "pau de sebo" (como eram chamadas essas coletâneas), esse era o prêmio. 

A maioria dos grupos ali do nosso bairro, Pedreira, zona Sul de São Paulo, já haviam gravado ao menos uma faixa a exemplo do Aquela Imagem, Pixote, Luz e Poesia, Sentimento de Posse e Sorrindo Assim. Então era a nossa chance e lá fomos nós... Inscrições, identidades, taxas e os ingressos. Cada grupo deveria vender uma base de 50 ingressos por fase e a regra era ou vendiam TODOS os ingressos ou davam em dinheiro o total da carga de ingresso. Ou seja era suar para vender todos e assim cada um do grupo ficava com um pouco e aqueles menos hábeis em vendas (eu por exemplo) tinham que apelar para família ou outro integrante mais desenrolado na questão. E isso era só a primeira etapa, não me lembro quantas foram, eu acho que foram três. 

Como estratégia de vendas colocaríamos um ônibus  a disposição no dia do festival para quem quisesse ir. Enchemos todas as vezes que fomos nos apresentar. Os amigos e amigas com faixas de apoio , gritaria, cantando juntos e nos incentivando. Era tenso, dava trabalho mas ao mesmo tempo era prazeroso. O esquema quase amador, por exemplo na primeira noite nosso figurino nós mesmos tivemos a ideia maluca: todos com camisas brancas e pedimos para nosso amigo e desenhista Bad fazer uma aerografia de personagens de desenho animado tocando um instrumento de samba, lembro que o meu era o Pica Pau e o do Jhonny era o Capitão Caverna! O detalhe que disputamos esse festival na primeira fase sem violão, somente na final o Dorival Savioli do grupo Sorrindo Assim veio nos dar uma força.  Lembro que numa das noites as juradas eram do grupo Charme Samba e depois elas tocaram ao vivo a música No Gain, No Pain da Betty Wright em forma de samba! . 

Nas disputas, em meio a muitos grupos lembro de um dos melhores que era o Grupo Poema de Lis que tinha como integrantes compositores como Fernando Nunes, Barriga, Edu e Mito. Outros grupos os quais conhecíamos: Grupo Volta Por Cima e Grupo Acima da Ilusão que tinha um pessoal de Diadema e Vila Lola , Grupo Puro Desejo que eram amigos chegados  (Jean, Jadson Pi, Alemão e Nando) eram da Vila Guacuri, Grupo Meninos do Samba do Jair, Léo e  Gígio que eram do morro Santa Lúcia e o União de Família era de Eldorado. Havia outros grupos, mas não chegamos a cair na mesma chave e só nos encontramos no estúdio. 

Falando em estúdio, ele ficava no bairro do Brooklin, na produção era o Fernando, o qual conhecia de vista dos pagodes da vida. Os músicos da percussão e cavaco eram os integrantes do grupo Samprazer, lembro que o Billy SP nos ajudou muito no estúdio na hora da gravação, descontraindo e incentivando a galera. No sax e teclados era o Serginho que fazia banda com o Pixote e morava no nosso bairro. E na bateria era o Luizão e o baixo se não me engano era o Marcel.

Algumas curiosidades: A faixa 5 por exemplo, é do grupo Fonte da Nova Semente e a voz é do Sandrinho ex grupo É d+, a música chegou a sair na revista Ginga Brasil nº 44. Outro detalhe, na faixa 7, Desejo, o vocalista teve um problema e não conseguiu ir ao estúdio, então o próprio Billy SP cantou e gravou a voz. O grupo samba Primazia disputou o festival com a música Pura Loucura (Mito/Valdé/Gildo) mas optou por gravar Meu Desejo que era composição dos componentes do grupo, aliás a música Pura Loucura, foi gravada pelo grupo Katinguelê com o nome de Teu Ciúme no CD Essência 2016.

Pegamos uma cota de CD para vender, apesar do nome da coletânea ser Pagode 2000 ela saiu em 1997 e a gravadora era a pequena Maracanã Gravações Edições e Comercio de Discos. Enfim apesar de participar ativamente do processo de gravação eu acabei esquecendo vários detalhes, por exemplo não lembro quem tocou violão no CD. As fotos foram tiradas nas ruas próximas ao estúdio mesmo, improvisadamente.  Nenhum desses CDs sobrou em minhas mãos e já perguntei para varias pessoas daquele tempo, ninguém tem mais, esse eu achei perdido e sem capa em meio aos meus. A capa me enviaram recentemente via celular/redes sociais. Por isso que ele esta com as informações incompletas, faltam alguns nomes de músicas e de grupos, sem contar que a contracapa esta totalmente bagunçada. 

Mas das que eu lembro tinha: Grupo Volta Por Cima com Nega Sacana, Grupo Puro Desejo com duas faixas Abandonar da Paixão (Dorival Savioli/Marquinho Filô/Tchelo Santos) e Tentação (Dorival Savioli/Tchelo Santos/Jadson Pi/Jean David), Grupo Fonte da Nova Semente (faixa com o nome igual) Tentação (Delcio Luiz/Paulinho Carvalho), Grupo Meninos do Samba com a música Olhos da Separação (Jerry/Mito)  e o Grupo Samba Primazia com a faixa Meu Desejo (Ari Bazão/Tchelo Santos/ Dorival Savioli). 

A gravação nesse festival nos deu muita alegria, com a faixa fazendo um sucesso por onde passávamos, abrindo muitas portas e nos incentivando a tocar e compor mais. Foi o primeiro passo de muitos  que iríamos dar rumo ao objetivo que era um trabalho solo.



Mandando um recado Clique na capa

http://www.mediafire.com/download/2a5zr2zz3psibbs/Colet%C3%A2nea+Pagode+2000+%281997%29+festival+do+Recados+Bar+Diadema+SP+by+tchelo.rar






Nenhum comentário: