quarta-feira, 6 de julho de 2016

Os W's do Gangsta rap

Embora eu seja um fã declarado de N.W.A. (Niggers With Atitude) outro grupo que era pesado se chamava CMW (Compton Most Wanted) ou os Mais Procurados de Compton. Falando em letra W o grupo foi um representante legítimo do West Coast Gangsta Rap, estilo que falava de crimes, gangues, armas, drogas, mulheres e usava gírias, palavrões em suas letras para escancarar verdades do submundo do gueto, além de usarem um visual baseado nas ruas. Mas apesar do som sisudo eles encontravam espaços em seus álbuns para lançaram coisas mais reflexivas, leves e dançantes sempre com um funk/soul setentista de base. O grupo surgiu em 1989 na Califórnia e usa o nome do seu gueto que é o bairro de Compton.

O blog dimiliduques põe a disposição o disco de estreia da rapaziada, intitulado It’s a Compton Thang lançado em  1990 pela Orpheus Records. Infelizmente esse trabalho não tem o hit mais conhecido deles que seria a faixa Growin Up  in The Hood (que é de 1991 e entrou no filme Boys in the Hood), mas vou te falar a verdade , é G-funk e gangsta rap na sua essência.

Produção de primeira dos Djs The Unknown e Slip, sou suspeito, já que eu “pago um pau” pra esse trampo. Basta ouvir quase todas as faixas! tipo Give Up, Im Wit Dat, Duck Sick, Ladie Night Hype, Final Chapter, I Mean Biznez,  One Time Gaffled em Up e a faixa título Its a Compton Thang. Isso posto, vai entender que o gangsta rap para boa parte da geração de ouvintes de rap em 90 é mais que letras sujas, mas um instrumental que ia na sua alma primeiramente e um malandreado na levada que hipnotizava.  Dava uma vontade de aumentar o som no último e realmente fazíamos isso. O grupo marcou época, mesmo sua passagem sendo meteórica, apenas três álbuns oficiais, CMW é old school dos mais considerados no rap.

O grupo teve em sua formação Ant Capone,  Dj Slip, The Unknown Dj, Boom Bam, MC Eiht, Tha Chill MC, DJ Mike T e Da Foe. Nesse disco de  estreia além de Mc Eiht e Tha Chill esta na capa o membro DJ Ant Capone (branco), ele participou apenas desse disco e saiu, muito se falou porque antes mesmo do disco estar nas lojas ele foi demitido, então ficou meio que um desconhecido. Criou-se lendas e histórias sobre esse membro do CMW do primeiro LP; vários boatos surgiram contando que na capa era um primo do MC Serch, que era o engenheiro de som Mark Edwards, que era um membro de gangue que apareceu na hora da foto, que era um dos roadies do grupo na época, que era o Krazy D que participou da música Dopeman do NWA e até que era um branco aleatório do bairro e que eles só o colocaram para vender discos aos garotos brancos.

 Aaron Tyler ou Mc Eiht era o cara do grupo (e eu jurava que era MC Eight!), letrista e vocalista, mas largou o posto em 1992, lançou-se como ator no filme Perigo para a Sociedade e começou a carreira solo ao lado de DJ Slip em 1994, o grupo CMW acabou se dissolvendo por essa época. Mas voltaram com os antigos membros e Eiht em 2000 para o álbum Represent e em 2006 com o álbum Music To Gang Bang. Ainda teve a coletânea em 2001 chamada When We Wuz Bangin 1989-1999.

Os mais procurados de Compton, e você achou!, clique na capa !





Nenhum comentário: