quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A majestade no West Coast rap: King Tee


Falar de Act a Fool abum de King T primeiro eu tenho que voltar a fita aqui... A primeira vez que ouvi sua música e a falar sobre o rapper foi por volta de 1990 pelo rádio, muito provavel pela Band FM, só não lembro em qual programa de uma dessas equipes:  Circuit Power, Zimbabwe , Black Mad ou Chic Show. Mas enfim a música era Played Like a Piano, que nem faz parte desse disco que vamos postar. E foi um trampo pra arrumar esse na net hein, fora de catalogo até no virtual. Deixa pra lá...olhar a capa dele me remete a imagem recorrente de uma caixa de plástico daquelas usadas antigamente em supermercados, porém cheia de discos. E lá estava King T – Act a Fool (Capitol Records,1988), na capa chamativa, o rapper todo de social, paletó, boné, carregando uma calibre 12, encostado ao muro o Dj Pooh, logo atrás um carro (acho que é um Impala) daqueles usados em alguns filmes e que os Lowriders adoram. Aliás a música titulo do album diz em sua letra um rolê de carro por Compton e vai descrevendo as paradas que faz para comprar algo numa mercearia, mexer com uma mina, fumar um e colar numa festa. Nuns quatro albuns que lançou, ele usou um carro em suas capas, e por ironia do destino sua filha Heaven McBride morreu em um acidente de automovel aos 16 anos de idade em maio de 2009.

Seu nome original é Roger Mcbride, nascido em 1968 na Califórnia, usava o apelido de King T que modificou para King Tee. Apesar de ser respeitado por muitas figuras do hip hop, ele merecia ter a carreira um pouco mais reconhecida pelo público em geral. O Notorious B.I.G. disse em entrevista que um dos seus rappers preferidos era King Tee e demosntrou toda sua admiração, principalmente no album de 1994 Ready To Die, onde mostrou influências como o modo de cantar, rimar e no tom de voz profundo.  King também é responsável pela formação do grupo The Alkaholiks que teve como expoente o rapper Xzibit. Depois de 1993 ele deixou a Capitol Records e assinou com MCA Records (Music Corporation of America) onde gravou o IV Life que contava com a parceria dele com produções de DJ Pooh, E-Swift, DJ Broadway, Gran Mixer D.ST e outros. Gravou este trabalho e saiu para ajudar Dr. Dre com a nova empreitada da gravadora Aftermath Entertainment. Porém King Tee só gravou três faixas na coletânea chamada Dr Dre presente The Aftermath, isso já em meados de 1996. E apareceu depois no album "2001" de Dre Dre cantando a faixa L.A. Niggaz. O projeto do seu solo com produção de Dre ia ficando para trás, dizem que por pura precisosidade do produtor que não estava satisfeito com o resultado. Então Tee saiu e lançou The Kingdom Come de maneira independente pela Moe Beat Records.

Sobre o disco Act Fool é um disco cru, também o ano de 1988 esta incluso na era de ouro do hip hop. Mas o play é muito bom, tanto que vendeu meio milhão de cópias, Dj Pooh e King Tee optaram em fazer um rap não muito pesado, com assuntos mais corriqueiros e reflexivos, diferente da corrente vigente do gangsta rap. Chegava a ser gangsta em seu conceito, mas as letras num todo não eram. O instrumental eram samplers de funk e soul sem muitas montagens ou mudanças bruscas, era um disco mais reto. Eu gosto muito de Payback’s a Mutha que é James Brown de ponta a ponta. Tem também a Act a Fool bem ao jeito Run DMC com guitarras no talo. Já Ko Rock Stuff é funkeada, assim como a faixa seguinte The Coolest que usa um sampler do The Meters que por aqui no Brasil foi usado pelos Racionais na musica Júri Racional. Na faixa Bass (remix de um de seus singles de 12’) é um sampler bem conhecido dos bailes, Brass Construction (Get Up to Get Down) e riscando (scratch) também um famoso trecho que diz: “Gangsta Boogie”.  

A faixa  Just Clowning é bem G-funk, sampler de Parliament, lembra a música Estilo Cachorro dos Racionais e traz particpações de Breeze e Mixmaster Spade. E achei legal a construção de Guitar Playng, acho que uma das faixas que contém mais montagens. King Tee lançou sete albuns solo: Act Fool (Capitol Records/1988), At Your on Risk (Capitol Records/1990), Tha Triflin Album (Capitol Records/1993), IV Life (MCA Records/1995), The Kingdom Come (Moe Beats/1998 e Aftermath/2002),The Ruthless Chronicles (Boss Up Entertainment/2004) e Tha Krown (Boss Up Entertainement/2010). Então é isso o dimiliduques põe para download um dos primeiros reis do West Coast rap, King Tee.




Clique na capa meu rei






Nenhum comentário: